domingo, 6 de março de 2016

Caça-palavras: Protocolo de Kyoto


Protocolo de Kyoto
Em 1997, os líderes de 84 nações assinam o Protocolo de Kyoto. Pelo documento, os países desenvolvidos se comprometem a reduzir sua emissão de gases do efeito estufa (em particular, o dióxido de carbono ) em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta, que deve ser cumprida entre 2008 e 2012, não é a mesma para todas as nações: 8% para a União Europeia (UE), 7% para os Estados Unidos (EUA) e 6% para o Japão. Países em desenvolvimento não têm meta. Ao aderir e ratificar o protocolo, cada país é obrigado a adotar políticas públicas e leis para cumprir sua cota da redução.
Para entrar em vigor, o acordo precisava ser ratificado (aprovado como lei) por pelo menos 55 países que representem pelo menos 55% das emissões do mundo desenvolvido. O acordo não foi assinado pelos EUA. O presidente norte-americano George W. Bush argumenta que o protocolo é prejudicial à economia de seu país. Por isso, a adesão da Federação Russa, um dos maiores emissores de poluentes, passou a ser fundamental para que o acordo entrasse oficialmente em vigor. Após anos de controvérsias, a ratificação russa é confirmada pelo Parlamento daquele país em novembro de 2004. Até dezembro, 129 países confirmaram a adesão, no total de 61,6% das emissões. Dessa maneira, o Protocolo de Kyoto passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005.

Protocolo de Kyoto
Em 1997, os líderes de 84 ______________ assinam o Protocolo de ______________. Pelo documento, os países ______________ se comprometem a reduzir sua emissão de gases do efeito ______________ (em particular, o dióxido de ______________) em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta, que deve ser cumprida entre 2008 e 2012, não é a mesma para todas as nações: 8% para a União ______________ (UE), 7% para ______________ (EUA) e 6% para o ______________. Países em ______________ não têm meta. Ao aderir e ratificar o protocolo, cada país é obrigado a adotar políticas públicas e ______________ para cumprir sua cota da redução.
Para entrar em vigor, o acordo precisava ser ratificado (aprovado como lei) por pelo menos 55 países que representem pelo menos 55% das emissões do mundo desenvolvido. O acordo não foi assinado pelos ______________. O presidente norte-______________ George W. Bush argumenta que o protocolo é prejudicial à ______________ de seu país. Por isso, a adesão da Federação Russa, um dos maiores emissores de poluentes, passou a ser fundamental para que o acordo entrasse oficialmente em vigor. Após anos de controvérsias, a ratificação russa é confirmada pelo Parlamento daquele país em novembro de 2004. Até dezembro, 129 países confirmaram a ______________, no total de 61,6% das emissões. Dessa maneira, o Protocolo de Kyoto passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.