sábado, 5 de março de 2016

Caça-palavras Campos


Campos
 Ocupando áreas descontínuas do país, os campos aparecem na Região Norte na forma de savanas de gramíneas baixas nas terras firmes do Amazonas, de Roraima e do Pará; na Região Sul, surge como as pradarias mistas subtropicais. Os campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, região plana de vegetação aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul à Argentina e ao Uruguai. A vegetação campestre forma um tapete herbáceo que não atinge 1 metro, com pouca variedade de espécies. Sete tipos de cacto e de bromélia são endêmicos da região, além de uma espécie de peixe, o cará. Em suas terras, de boa qualidade e com grande abundância de água, são cultivados arroz, milho, trigo e soja, às vezes em associação com a criação de gado.

Vegetação – Os campos são formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos, com características diversas, conforme a região. Nos campos limpos predominam as gramíneas. Se nelas se encontram arbustos, são denominados campos sujos. Quando ocupam áreas de altitude superior a 1,4 mil metros, são chamados campos de altitude, encontrados na serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas. Os campos da hiléia são um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia. Nos campos meridionais quase não há espécie arbustiva, como na Campanha Gaúcha, no                 .

Campos
 Ocupando áreas ________________ do país, os campos aparecem na Região Norte na forma de savanas de gramíneas baixas nas terras firmes do ________________, de Roraima e do Pará; na Região Sul, surge como as ________________ mistas subtropicais. Os campos do Sul são formados principalmente pelos ________________ gaúchos, região plana de vegetação aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul à Argentina e ao ________________. A vegetação campestre forma um tapete herbáceo que não atinge 1 metro, com pouca variedade de ________________. Sete tipos de cacto e de ________________ são endêmicos da região, além de uma espécie de peixe, o cará. Em suas terras, de boa ________________ e com grande abundância de água, são cultivados arroz, milho, trigo e ________________, às vezes em associação com a criação de ________________.

Vegetação – Os campos são formados por herbáceas, ________________ e pequenos arbustos, com características diversas, conforme a região. Nos campos limpos predominam as gramíneas. Se nelas se encontram arbustos, são denominados campos ________________. Quando ocupam áreas de altitude superior a 1,4 mil metros, são chamados campos de ________________, encontrados na serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas. Os campos da hiléia são um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia. Nos campos meridionais quase não há espécie arbustiva, como na Campanha Gaúcha, no ________________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.