sábado, 5 de março de 2016

Caça-palavras caatinga.


CAATINGA
 No sertão nordestino, a vegetação é típica de áreas__________, com folhas finas ou inexistentes. Essa é a __________, palavra originária do tupi-__________que significa "mata branca". Único sistema  ambiental exclusivamente __________, ela é encontrada nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas, da Bahia, no sul e no leste do Piauí  no norte de ____________________. As temperaturas médias anuais são __________, oscilam entre 25 ºC e 29 ºC. O clima é __________e o solo, raso e __________. Reduzida à metade de sua formação original, que era de 800 mil quilômetros quadrados, a caatinga abriga a cutia, o preá, o __________, o veado-catingueiro e o cada vez mais raro sagui-do-nordeste, animais típicos desse bioma. A ação do homem já alterou cerca de 80% da cobertura __________da caatinga, que tem menos de 1% de sua área protegida em unidades de __________que não permitem a exploração de recursos naturais.
As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira decisiva na vida de 25 milhões de habitantes. A região enfrenta também graves problemas __________, entre eles os baixos níveis de renda e escolaridade, a falta de __________básico e os altos índices de mortalidade __________. Desde o período imperial, parte das tentativas de promover o desenvolvimento na caatinga esbarra na __________da terra e na instabilidade das precipitações. Por causa do baixo índice pluviométrico da região sertaneja, a agricultura só se desenvolve bem por meio de irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes. Alguns projetos de irrigação para a agricultura comercial são desenvolvidos no médio vale do __________ __________, o principal rio da região, juntamente com o Parnaíba.

Vegetação – As plantas da caatinga são __________, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de __________. Algumas armazenam água; outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como __________e poucas folhas. É formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o __________. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, __________,

CAATINGA
 No sertão nordestino, a vegetação é típica de áreas secas, com folhas finas ou inexistentes. Essa é a caatinga, palavra originária do tupi-guarani que significa "mata branca". Único sistema  ambiental exclusivamente brasileiro, ela é encontrada nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas, da Bahia, no sul e no leste do Piauí  no norte de Minas Gerais. As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25 ºC e 29 ºC. O clima é semiárido e o solo, raso e pedregoso. Reduzida à metade de sua formação original, que era de 800 mil quilômetros quadrados, a caatinga abriga a cutia, o preá, o gambá, o veado-catingueiro e o cada vez mais raro sagui-do-nordeste, animais típicos desse bioma. A ação do homem já alterou cerca de 80% da cobertura original da caatinga, que tem menos de 1% de sua área protegida em unidades de conservação que não permitem a exploração de recursos naturais.
As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira decisiva na vida de 25 milhões de habitantes. A região enfrenta também graves problemas sociais, entre eles os baixos níveis de renda e escolaridade, a falta de saneamento básico e os altos índices de mortalidade infantil. Desde o período imperial, parte das tentativas de promover o desenvolvimento na caatinga esbarra na aridez da terra e na instabilidade das precipitações. Por causa do baixo índice pluviométrico da região sertaneja, a agricultura só se desenvolve bem por meio de irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes. Alguns projetos de irrigação para a agricultura comercial são desenvolvidos no médio vale do São Francisco, o principal rio da região, juntamente com o Parnaíba.

Vegetação – As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água; outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. É formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.