sábado, 5 de março de 2016

Caça-palavras: Pantanal


Pantanal
 É a maior planície inundável do planeta, distribuída pelo sudoeste de Mato Grosso, o oeste de Mato Grosso do Sul e parte do Paraguai e da Bolívia. É considerada uma área de transição entre a Amazônia e o cerrado, ao norte, e o Chaco, na bacia do rio Paraguai, ao sul. Esse mosaico de ecossistemas intercala regiões de cerrado e floresta úmida, além de áreas aquáticas e semi-aquáticas. Com o início das chuvas nas regiões altas, em novembro, o nível dos rios da bacia do Paraguai sobe e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira. A vazão é feita pelo rio Paraguai.
A ocupação humana da região é antiga, e a diversidade do Pantanal convive com a pecuária, praticada em grandes latifúndios desde o século XVIII. Nos últimos 25 anos, porém, o Pantanal é ameaçado pela expansão agrícola e pelo crescimento das cidades. Apesar disso, a densidade populacional é baixa, cerca de 1 milhão de habitantes concentram-se em cidades em torno do Pantanal, como Cáceres (MT), Cuiabá (MT) e Corumbá (MS). Os problemas de erosão são provocados pela agricultura e pela ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios. O risco mais grave é a poluição das nascentes. O uso de agrotóxicos nos planaltos que cercam toda a região da planície inundável contamina o solo e as águas. Em 2001, o Pantanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio natural da humanidade.
 Vegetação – Nessa formação vegetal podem ser identificadas três áreas: as alagadas, as periodicamente alagadas e as que não sofrem inundação. Nas áreas alagadas, a vegetação de gramíneas desenvolve-se no inverno e serve de alimento para o gado. Nas de eventuais alagamentos, encontram-se, além de vegetação rasteira, arbustos e palmeiras, como o buriti e o carandá. E nas que não sofrem inundação predominam os cerrados e, em pontos mais úmidos, espécies arbóreas da floresta tropical.

Pantanal

É a maior planície inundável do ______________, distribuída pelo sudoeste de ______________, o oeste de Mato Grosso do Sul e parte do Paraguai e da ______________. É considerada uma área de transição entre a Amazônia e o ______________, ao norte, e o Chaco, na bacia do rio Paraguai, ao sul. Esse mosaico de ecossistemas intercala regiões de cerrado e ______________úmida, além de áreas aquáticas e semi-aquáticas. Com o início das chuvas nas regiões altas, em novembro, o nível dos rios da bacia do ______________sobe e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira. A vazão é feita pelo rio Paraguai.
A ocupação humana da região é antiga, e a diversidade do Pantanal convive com a ______________, praticada em grandes latifúndios desde o século XVIII. Nos últimos 25 anos, porém, o Pantanal é ameaçado pela expansão ______________e pelo crescimento das cidades. Apesar disso, a densidade populacional é ______________, cerca de 1 milhão de habitantes concentram-se em cidades em torno do Pantanal, como Cáceres (MT), ______________ (MT) e ______________ (MS). Os problemas de ______________são provocados pela agricultura e pela ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos ______________. O risco mais grave é a poluição das nascentes. O uso de ______________nos planaltos que cercam toda a região da planície inundável contamina o solo e as águas. Em 2001, o Pantanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (______________) como patrimônio natural da ______________.
 Vegetação – Nessa formação vegetal podem ser identificadas três áreas: as ______________, as periodicamente alagadas e as que não sofrem inundação. Nas áreas alagadas, a vegetação de gramíneas desenvolve-se no inverno e serve de alimento para o ______________. Nas de eventuais alagamentos, encontram-se, além de vegetação rasteira, arbustos e palmeiras, como o buriti e o carandá. E nas que não sofrem inundação predominam os cerrados e, em pontos mais úmidos, espécies arbóreas da floresta ______________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.