quarta-feira, 2 de março de 2016

Caça-palavras cerrado.




O Cerrado

É a segunda maior formação vegetal brasileira e cobria cerca de um quarto do país, em dez estados do Brasil central. Atualmente restam apenas 20% da antiga área, dos quais menos de 2% estão protegidos em parques ou reservas. O cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. A presença de grandes rios na região favorece a biodiversidade, seriamente afetada pela expansão agrícola, especialmente da cultura da soja, pela caça e pelo comércio ilegal de fauna e flora.
Vivem na região cerca de 20 milhões de pessoas, majoritariamente em centros urbanos. A intensa atividade garimpeira nas margens dos rios vem contaminando as águas com mercúrio e  contribui para seu assoreamento, pois favorece o desgaste e a erosão do solo. Na economia, destaca-se a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que se expande principalmente a partir da década de 1980. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas são as principais causas da destruição de boa parte da vegetação.
O cerrado possui um dos projetos de conservação e manejo ambientais mais ambiciosos do país: o Corredor Ecológico Araguaia-Bananal, formado por nove unidades de conservação espalhadas por 10 milhões de hectares nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. O corredor tem importância especial por estar em uma região de contato do cerrado com a Amazônia.

Vegetação – No cerrado, a vegetação se caracteriza principalmente pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cortiça (casca) grossa e folhas recobertas por pêlos.
Encontram-se, ainda, gramíneas e o cerradão, tipo mais denso de cerrado que abriga formações típicas de florestas, em especial árvores de até 20 metros, esparsas e disseminadas entre arbustos. O solo, deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio, dá à mata uma aparência seca, que lembra uma savana tropical. As plantas têm raízes longas, capazes de  retirar água e nutrientes do solo a mais de 15 metros de profundidade.

O Cerrado

É a segunda maior formação vegetal brasileira e cobria cerca de um quarto do país, em dez estados do Brasil ______________________. Atualmente restam apenas 20% da antiga área, dos quais menos de 2% estão protegidos em _______________ou reservas. O cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno ______________________e verão chuvoso. A presença de grandes rios na região favorece a________________, seriamente afetada pela expansão _______________, especialmente da cultura da ________________, pela caça e pelo comércio ilegal de fauna e flora.
Vivem na região cerca de 20 milhões de pessoas, majoritariamente em centros ______________________. A intensa atividade _________________nas margens dos rios vem contaminando as águas com ______________________e  contribui para seu assoreamento, pois favorece o desgaste e a ______________________do solo. Na economia, destaca-se a agricultura mecanizada de soja, milho e ____, que se expande principalmente a partir da década de 1980. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensi___________va, as ____________________________________________e a abertura de estradas são as principais causas da destruição de boa parte da ____________________________________________.
O cerrado possui um dos projetos de conservação e manejo ambientais mais ambiciosos do país: o Corredor __________________________Araguaia-Bananal, formado por nove unidades de conservação espalhadas por 10 milhões de hectares nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. O corredor tem importância especial por estar em uma região de contato do cerrado com a ______________________.

Vegetação – No cerrado, a vegetação se caracteriza principalmente pela presença de pequenos arbustos e árvores ______________________, com cortiça (casca) grossa e folhas recobertas por pêlos.
Encontram-se, ainda, ______________________e o cerradão, tipo mais denso de cerrado que abriga formações típicas de florestas, em especial árvores de até 20 metros, esparsas e disseminadas entre arbustos. O solo, deficiente em nutrientes e com alta concentração de ______________________, dá à mata uma aparência seca, que lembra uma savana tropical. As plantas têm raízes longas, capazes de  retirar água e nutrientes do solo a mais de 15 metros de ______________________.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.