quinta-feira, 10 de março de 2016

Caça-palavras: África

África
 Continente que abriga as mais antigas evidências da presença do homem moderno no planeta, a África é seguidamente pilhada, dividida e ocupada pelas potências da Europa a partir do século XV. Milhões de africanos são escravizados por essas potências, que mantêm a exploração dos recursos naturais da região, mesmo após o fim da escravidão. As lutas anticoloniais se desenvolvem na segunda metade do século XX e se misturam aos conflitos da Guerra Fria. Persistem rivalidades étnicas entre populações de países cujas fronteiras foram criadas artificialmente pelas nações européias no século XIX.
Esse legado histórico explica por que a África responde por menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, tem quase metade da população vivendo abaixo da linha de pobreza (com renda inferior a 1 dólar por dia) e está sendo devastada por uma epidemia de aids. A despeito do fim de algumas guerras civis sangrentas (como em Moçambique e Angola), disputas por recursos minerais e rivalidades étnicas, regionais e religiosas continuam a fomentar conflitos armados, que matam milhões de pessoas e causam migrações maciças.
Inspirados na União Europeia (UE), os países do continente criam, em 2002, a União Africana, prevendo a implementação de programas de desenvolvimento e uma possível eliminação das fronteiras. Nos últimos anos, a África tem atraído cada vez mais o interesse dos Estados Unidos (EUA), que aumentam sua presença militar no continente e procuram garantir acesso aos recursos naturais, principalmente petróleo. Além disso, os EUA buscam aliados para reforçar suas posições nos organismos multilaterais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
 Geografia física – O relevo africano caracteriza-se pelo predomínio de imensos tabuleiros (planaltos pouco elevados). No sudeste tornam-se mais altos, formando grandes picos, como o monte Kilimanjaro (5.895 metros), na Tanzânia. O deserto do Saara ocupa um terço do território africano. Ali são registradas temperaturas superiores a 40 ºC. Curiosamente, uma das faixas de terra mais férteis do globo fica nessa área, ao longo das margens do rio Nilo. A África tem quatro quintos do território entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio, o que faz com que o clima seja predominantemente equatorial ou tropical, exceto nas extremidades norte e sul, onde é temperado. A vegetação obedece aos fatores climáticos: na porção equatorial úmida, há florestas tropicais, que vão perdendo densidade e se transformando em savanas à medida que avançam para as regiões mais secas, ao norte e ao sul. Segundo o World Resources Institute, cerca de dois terços das florestas originais do continente foram desmatados.
 População – Enquanto os desertos são praticamente despovoados, o vale do rio Nilo, por exemplo, apresenta densidade média superior a 800 habitantes por quilômetro quadrado. Há centros urbanos intensamente povoados, como Cairo, Argel e Cidade do Cabo. Verifica-se o predomínio das religiões nativas (aparentadas com o candomblé do Brasil) nos países ao sul do Saara e do islamismo nas nações do norte. Existem também importantes centros cristãos, como a Etiópia (uma das nações de cristianização mais antiga no mundo) e outros decorrentes da colonização europeia. Há enorme diversidade lingüística: as línguas e os dialetos locais, do tronco africano, convivem com os idiomas introduzidos pelos europeus, em especial o inglês, o francês e o africâner, derivado do holandês falado no século XVII.

Economia – A África é o continente menos desenvolvido do mundo. Os poucos pólos de desenvolvimento se devem à exploração mineral (África do Sul, Líbia, Nigéria e Argélia) e, em menor escala, à industrialização (África do Sul). A mineração responde por 90% da receita total de exportação. Nessa atividade, destaca-se a África do Sul, país que detém, sozinho, mais de um quinto do PIB africano.
O continente continua a ser essencialmente agrícola. Monoculturas de exportação (café, cacau, algodão, amendoim etc.) alternam-se com lavouras de subsistência. Na extração de petróleo e gás natural, os principais produtores são a Líbia, a Nigéria e a Argélia. É o único continente onde diminuiu a renda per capita (de -0,8% a -1,2%) entre 1970 e 1995, de acordo com dados do Banco Mundial.

África
 Continente que abriga as mais antigas evidências da presença do _________________ moderno no planeta, a África é seguidamente pilhada, dividida e ocupada pelas potências da _________________ a partir do século XV. Milhões de africanos são _________________ por essas potências, que mantêm a exploração dos recursos naturais da região, mesmo após o fim da escravidão. As lutas anticoloniais se desenvolvem na segunda metade do século XX e se misturam aos conflitos da _________________ Fria. Persistem rivalidades étnicas entre populações de países cujas fronteiras foram criadas artificialmente pelas nações européias no século XIX.
Esse legado histórico explica por que a África responde por menos de 2% do Produto Interno Bruto (_________________) mundial, tem quase metade da população vivendo abaixo da linha de _________________ (com renda inferior a 1 _________________ por dia) e está sendo devastada por uma epidemia de _________________. A despeito do fim de algumas guerras civis sangrentas (como em Moçambique e Angola), disputas por recursos _________________ e rivalidades étnicas, regionais e religiosas continuam a fomentar conflitos armados, que matam milhões de pessoas e causam _________________ maciças.
Inspirados na União _________________ (UE), os países do continente criam, em 2002, a União Africana, prevendo a implementação de programas de desenvolvimento e uma possível eliminação das fronteiras. Nos últimos anos, a África tem atraído cada vez mais o interesse dos Estados Unidos (_________________), que aumentam sua presença _________________ no continente e procuram garantir acesso aos recursos _________________, principalmente petróleo. Além disso, os EUA buscam aliados para reforçar suas posições nos organismos multilaterais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (_________________) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
 Geografia física – O relevo africano caracteriza-se pelo predomínio de imensos tabuleiros (_________________ pouco elevados). No sudeste tornam-se mais altos, formando grandes picos, como o monte _________________ (5.895 metros), na Tanzânia. O deserto do _________________ ocupa um terço do território africano. Ali são registradas temperaturas superiores a 40 ºC. Curiosamente, uma das faixas de terra mais férteis do globo fica nessa área, ao longo das margens do rio ______________________.. A África tem quatro quintos do território entre o trópico de Câncer e o de ______________________., o que faz com que o clima seja predominantemente equatorial ou ______________________., exceto nas extremidades norte e sul, onde é temperado. A vegetação obedece aos fatores climáticos: na porção equatorial úmida, há ______________________.tropicais, que vão perdendo densidade e se transformando em savanas à medida que avançam para as regiões mais secas, ao norte e ao sul. Segundo o World Resources Institute, cerca de dois terços das florestas originais do continente foram ______________________.
 População – Enquanto os desertos são praticamente despovoados, o vale do rio Nilo, por exemplo, apresenta densidade média superior a 800 habitantes por quilômetro quadrado. Há centros urbanos intensamente povoados, como ______________________., Argel e Cidade do Cabo. Verifica-se o predomínio das religiões nativas (aparentadas com o ______________________.do Brasil) nos países ao sul do Saara e do islamismo nas nações do norte. Existem também importantes centros cristãos, como a Etiópia (uma das nações de cristianização mais antiga no mundo) e outros decorrentes da colonização europeia. Há enorme diversidade linguística: as línguas e os dialetos locais, do tronco africano, convivem com os idiomas introduzidos pelos europeus, em especial o inglês, o ______________________.e o africâner, derivado do holandês falado no século XVII.

Economia – A África é o continente menos ______________________.do mundo. Os poucos pólos de desenvolvimento se devem à exploração mineral (África do Sul, Líbia, Nigéria e Argélia) e, em menor escala, à industrialização (África do Sul). A ______________________.responde por 90% da receita total de exportação. Nessa atividade, destaca-se a África do Sul, país que detém, sozinho, mais de um quinto do PIB africano.
O continente continua a ser essencialmente ______________________.. Monoculturas de exportação (______________________., cacau, algodão, amendoim etc.) alternam-se com lavouras de subsistência. Na extração de ______________________.e gás natural, os principais produtores são a Líbia, a Nigéria e a Argélia. É o único continente onde diminuiu a renda per capita (de -0,8% a -1,2%) entre 1970 e 1995, de acordo com dados do ______________________.Mundial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.