quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

8 questõe sobre geopolítica e regionalização mundial - vestibular


IFTO

1 - Há cem anos, na primeira década do século XX, a Europa era o centro do mundo. O Reino Unido ainda era a grande potência mundial e possuía a maior marinha de guerra do mundo. Outros três países europeus – França, Alemanha e Rússia – tinham os mais poderosos exércitos do globo. A disputa pela hegemonia mundial leva as grandes potencias às duas grandes Guerras Mundiais e a liderança internacional passa a ser disputada por duas potências: Estados Unidos e União Soviética. Com a crise do mundo socialista e com o advento de novos pólos ou centros econômicos mundiais, há uma nova mudança na ordenação econômica e geopolítica global.
O texto acima faz referência a:
a) Ordem internacional unipolar, onde as grandes potências mundiais localizavam-se na Europa. Havia um equilíbrio entre elas. Isso porque nenhuma era forte o bastante para impor-se às demais.
b) Ordem geopolítica mundial, considerando essa situação, sempre provisória, de equilíbrio de poder em termos internacionais, no nível das relaçõeseconômicas, diplomáticas e militares – entre os
Estados nacionais.
c) Bipolaridade ou ordem bipolar, portanto, significou um mundo dominado por duas potências mundiais – ou superpotências, termo utilizado para se referir ao enorme poderio militar representado pelas armas nucleares.
d) Economias planificadas – que constituíam o principal alicerce do socialismo – e que se esgotaram ou ingressaram em uma profunda crise nos anos 1980.
e) Nova ordem mundial multipolar. Nela, os Estados Unidos exercem um papel de destaque, mas outras regiões mundiais desempenham papel importante, como a União Européia, o Japão, a China, entre outros.

2 - A nova ordem mundial é multipolar, em substituição à bipolar, quando os Estados Unidos e a União Soviética dividiam o comando do mundo. De acordo com os conhecimentos sobre a nova ordem, assinale a afirmativa correta.
a) O Nafta é um bloco econômico que reúne países do continente norte-americano e substituiu a OEA.
b) As organizações financeiras internacionais, como o FMI, o Bird e o Gatt, perderam importância na nova conjuntura multipolar.
c) O Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, eliminou as barreiras alfandegárias entres os países-membros e criou uma moeda única, que entrará em vigor a partir de 2010.
d) Os blocos de maior poderio econômico, tecnológico e político-diplomático são o
americano, o europeu e o asiático.
e) Os dois maiores blocos, em número de países, são o Nafta e Mercosul.

UEPB

3 - O regime cubano que, por três décadas, teve a sustentação na ex-União Soviética sofreu profunda crise no início da década de 1990 com a derrocada do socialismo e a manutenção do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Para sobreviver à crise econômica o governo de Fidel Castro utilizou-se das potencialidades naturais do país e decidiu
a) promover a abertura política e a liberdade de imprensa, além de se retirar da cena política, passando a presidência do país para seu irmão Raúl Castro.
b) incentivar o turismo, além de facilitar a entrada dos recursos enviados pelos cubanos que se encontram no exterior.
c) permitir aos Estados Unidos a instalação de uma base militar (Guatánamo), em local estratégico de seu território, em troca do fim do embargo econômico.
d) estreitar relações comerciais e de cooperação com o governo da Venezuela, de onde recebe petróleo em troca dos serviços de educação e saúde.
e) diversificar sua produção agrícola, que tradicionalmente era de cana-de-açúcar e tabaco, e investir nos setores de saúde e educação.

4 - Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:
I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética.
II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países.
III. Países como a Coréia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União
Soviética.
IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.
Estão corretas APENAS as proposições:
a) II e IV
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I e III
e) I, II e IV

5 - A posição do governo venezuelano em ralação à política de Bush, sua aproximação com Cuba e a vitória de Evo Morales na Bolívia apontam
a) uma nova geopolítica para os hidrocarbonetos no mercado sulamericano, liderada pela Venezuela e pela Bolívia, maiores produtores desses recursos.
b) uma tendência latino-americana de retorno a políticas mais nacionalistas e críticas ao modelo neoliberal.
c) o avanço dos regimes socialistas na América Latina devido à aproximação de tais governos com o presidente cubano.
d) uma rápida consolidação da ALCA, como forma de deter a “onda esquerdista” que toma conta da América do Sul.
e) um retrocesso político e social na América Latina, com a ascensão de governos antiquados e reacionários, contrários aos avanços da globalização.

UFTM

6 - Considere o texto a seguir para responder à questão. Um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sugere que mais de 99% das mortes durante o parto ocorrem em países em desenvolvimento. Segundo o documento, “Progresso para as Crianças: Um Relatório sobre a Mortalidade Materna”, as grávidas ou em situação de parto, da ____ I___ e do ____ II___, são as que mais riscos enfrentam, de acordo com o Unicef.
(www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/7296.html)
Com base nos conhecimentos sobre as áreas de pobreza do mundo, pode-se concluir que I e II são, respectivamente,
(A) América Andina … Caribe
(B) África Subsaariana … sul da Ásia
(C) Amazônia brasileira … sul da China
(D) África mediterrânea … norte da Índia
(E) América Central … Oriente Médio

7- Considere o esquema apresentado para responder à questão.

Assinale a alternativa que interpreta corretamente o esquema.
(A) A presença do Estado, dando subsídios, representou a diferença entre países industrializados (I) e agrícolas (II)
no século XIX, já que a existência de capitais e tecnologia
é secundária para a atividade industrial, que depende da existência de mão-de-obra barata e incentivos fiscais.
(B) A exportação de produtos agrícolas subsidiada dos países ricos(I) para os subdesenvolvidos (II) acaba desestimulando a produção interna nestes países (II) e mantém o
quadro de dependência da importação de alimentos.
(C) Em razão da tecnologia avançada, os países ricos (I) acabam produzindo mais do que consomem internamente, porém essa produção excedente é voltada para o auxílio
internacional aos países pobres (II), como forma de minimizar os efeitos de catástrofes naturais.
(D) A falta de indústrias nos países subdesenvolvidos (II) desestimula a modernização da produção agrícola, implicando na necessidade de importação de alimentos dos países desenvolvidos (I), que não têm condições de abastecimento doméstico e mundial ao mesmo tempo.
(E) Os países mais pobres (II), que dependem da importação de alimentos para abastecer seus mercados internos, defendem o aumento das taxas de importação como forma de proteger sua produção doméstica da concorrência com os países ricos (I), que praticam a agricultura moderna.

8 - Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, George                              W. Bush, deu declarações de que o aumento nos preços dos alimentos no mundo devia-se ao crescimento da renda e, conseqüentemente, da demanda em países como a Índia, onde se estima uma classe média com 350 milhões de pessoas. Analisando o raciocínio proposto pelo presidente dos Estados Unidos, pode-se afirmar que está
(A) incorreto, já que o crescimento econômico dos países emergentes vem atingindo somente a indústria de bens duráveis, como os automóveis, sem relação com o mercado de alimentos.
(B) inspirado na teoria neoliberal, que prega a necessidade de poupança nos países emergentes para evitar as importações e a conseqüente redução dos ganhos na balança
comercial.
(C) correto, pois, como já foi observado nos países desenvolvidos, o crescimento do consumo expande-se muito mais rapidamente com o crescimento da renda do que com o da população.
(D) incorreto, pois países subdesenvolvidos como a Índia não possuem a chamada “classe média”, pois apresentam sociedades de caráter dualista, ou seja, divididas em ricos
e pobres.
(E) de acordo com as teorias de Malthus, para quem o crescimento do número de pobres, em escala geométrica, sempre superaria a produção de alimentos, independentemente
da tecnologia no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.