quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

12 questões sobre clima - vestibular

UFTO

1 - “O que mais há na Terra é paisagem (...) Não faltam cores a esta paisagem (...) Tem épocas do ano em que o chão é verde, outras, amarelo, e depois castanho ou negro.”
(SARAMAGO, José. Levantando do chão. Caminho, Lisboa, 1979)
O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:
a) equatorial
b) tropical de altitude
c) subtropical
d) temperado
e) tropical litorâneo


IFG
2 - Observe o climograma a seguir.

















Sabendo que a grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima, é correto afirmar que o climatograma:
a) Representa uma localidade do hemisfério sul, com clima tropical típico.
b) Representa uma localidade do hemisfério norte, com clima tropical típico.
c) Apresenta uma localidade típica das regiões temperadas.
d) Apresenta uma localidade com o verão chuvoso e o inverno seco, seguramente no hemisfério norte.
e) É com certeza de uma região de clima temperado, não podendo afirmar de qual dos hemisférios.

IFCE

3 - Considere as seguintes afirmações sobre os grandes tipos climáticos do planeta.
I. A repetição de determinados tipos de tempo
atmosféricos permite a identificação de grandes tipos climáticos.
II. A Zona Intertropical é dominada pela presença dos climas quentes que se distinguem devido à
quantidade e à distribuição das chuvas.
III. As Zonas Temperadas exibem ampla diversidade de condições climáticas, a exemplo dos contrastes
sazonais de temperaturas do clima temperado ou das baixas precipitações que distinguem o clima
semiárido das latitudes temperadas. É correto o que se afirma
A) apenas em I.
B) apenas em II.
C) apenas em I e II.
D) apenas em II e III.
E) em I, II e III.

UEPB

4 - Com o intuito de amenizar os impactos da intervenção humana sobre o planeta, a ONU tem promovido conferências globais, que resultam em documentos assinados por vários países, os quais se
comprometem em adotar medidas ambientalistas. Dentre estes importantes documentos, está o “Protocolo de Kyoto”, criado em 1997, cujo aspecto de maior polêmica é
a) o entrave ao desenvolvimento econômico e tecnológico que o acordo representa para os países pobres, que deixarão de crescer e se modernizar.
b) o pequeno número de países que ratificaram o acordo para reduzir a emissão de gases.
c) a proposta de desindustrialização para os paises ricos, que teriam de apresentar crescimentos econômicos negativos.
d) o abandono do acordo pela Rússia, em fevereiro de 2005, fazendo com que o protocolo não entrasse em vigor.
e) a recusa dos Estados Unidos, maior emissor de gases do planeta, em assinar o acordo para reduzir gradativamente seus níveis de poluição atmosférica.

5 - Associe as faixas climáticas do globo, apresentadas na coluna 1 às
suas respectivas características, descritas na coluna 2.
COLUNA 1
(1) Altas Latitudes
(2) Baixas Latitudes, na altura do equador
(3) Latitudes Médias
(4) Baixas Latitudes, próximas aos trópicos
COLUNA 2
(   ) Latitudes sujeitas aos avanços e recuos das frentes durante todo o ano, devido à influência do ar polar e do ar tropical. É a zona na qual as 4 estações do ano são bem caracterizadas. É a zona mais industrializada do globo, no hemisfério Norte, onde as florestas caducifólias praticamente desapareceram. No hemisfério Sul apresenta-se pouco povoada, em parte, por apresentar poucas áreas emersas.
(   ) Zona de condições naturais hostis, com ventos que sopram a mais de 100 Km/h e frio rigoroso. Apresenta invernos severos e verões curtos, que, nas áreas que atingem os 10 °C, permitem
a formação da taiga, e nas áreas que não atingem esta temperatura, apenas é possível o aparecimento da tundra.
(   ) Latitudes em torno das quais se situam os desertos quentes, por serem áreas de alta pressão, mas são, também, as latitudes nas quais ocorrem as chuvas de monções, em especial nas proximidades do oceano Indico onde ocorre uma estação seca e outra chuvosa bem definidas, com a ocorrência de intensa
pluviosidade, que se precipita sobre área bastante povoada do sul e sudeste asiáticos.
(   ) Zona de Convergência Intertropical, portanto, de domínio dos os ventos alísios. Apresenta temperaturas elevadas com baixa amplitude térmica anual e predomínio de elevadas
precipitações, geralmente superiores a 2000 mm. A seqüência correta das assertivas é:
a) 4 2 3 1
b) 3 1 4 2
c) 2 1 4 3
d) 3 4 2 1
e) 1 3 2 4

6 - Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.
Coluna 1
(1) El Niño
(2) Circulação geral da atmosfera
(3) Monções
(4) Alísios
(5) Contra-alísios
Coluna 2
(   ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.
(   ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.
(   ) Ventos secos que perderam umidade e se aqueceram na zona equatorial, de onde retornam aos trópicos, latitude na qual contribuem para a formação da maioria dos grandes desertos do planeta.
(   ) Aquecimento das águas do Pacífico Sul, de causas ainda não conhecidas, com consequências globais ao provocar seca em algumas regiões do planeta e precipitações excessivas em outras.
(   ) Ventos sazonais que mudam de direção em função da alternância entre as áreas de alta e de baixa pressão atmosférica (continental eoceânica) e definem uma estaçã seca e outra chuvosa em grandes regiões tropicais e subtropicais do planeta. A sequência correta da enumeração é
a) 4 2 5 1 3
b) 3 2 1 5 4
c) 2 1 3 5 4
d) 5 2 4 1 3
e) 1 3 2 4 5

7 - estabelecidos na coluna I.
(1) Ilha de calor
(2) Inversão térmica
(3) Chuva ácida
(4) Zona de convergência intertropical
(   ) É um fenômeno meteorológico que provoca grandes danos à saúde da população urbana, em decorrência dos poluentes que ficam retidos nas camadas baixas da atmosfera.
(   ) É um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera.
(   ) Corresponde ao aumento da produção de calor na área urbana. É resultante da vegetação escassa, do excesso de concreto e asfalto.
(   ) Produzida por gotas de água carregadas de ácidos, resultantes dos resíduos poluentes depositados na atmosfera pelas indústrias, automóveis etc. Esses resídios entram em reação química com água formando o ácido sulfúrico, os quais se precipitam em forma de chuva. A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a) 2 4 1 3
b) 4 2 1 3
c) 1 3 2 4
d) 4 1 2 3
e) 3 1 2 4

UFVJM

8 - ASSINALE a alternativa em que as grandes unidades fitoclimáticas da Terra
NÃO estão caracterizadas.
a)       As amplitudes térmicas diárias ou anuais dos climas da zona tropical são baixas, pois as variações das temperaturas são pequenas.
b)       As amplitudes térmicas diárias em áreas desérticas são as menoresexistentes, apresentando valores médios em torno de 40º C.
c)       As zonas montanhosas são caracterizadas por diminuição da temperatura à medida que aumenta a altitude.
d)      Os climas em zonas temperadas marcam bem as estações do ano, sendo a primavera e o outono períodos de transição.

9 - Leia o texto:
A desertificação (...) ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, a região Nordeste é a mais vulnerável,
com mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados suscetíveis ao fenômeno.
(Revista Ciência Hoje, abril de 2011.)
Sobre as causas da desertificação que ocorre no nordeste brasileiro, é correto afirmar que esse fenômeno é:
(A) uma degradação das condições ambientais de áreas naturalmente de baixa umidade, provocada ou acelerada pela ação humana.
(B) uma ocorrência típica de regiões superpopulosas, com elevados índices de densidade demográfica, como é o caso de toda a área da região nordestina.
(C) um processo exclusivamente natural, que ocorre em regiõessemiáridas, agravado por mudanças climáticas recentes.
(D) um processo natural, comum em áreas com pouca biodiversidade e com pequeno número de rios intermitentes.
(E) uma degradação causada por mudanças climáticas recentes, devido aos intensos desmatamentos de áreas florestadas na região.

UFTM

10 - É um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico. Provoca queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru, pela grande redução de fitoplâncton. Além disso, provoca graves perturbações climáticas em escala global, como secas anormais, ciclones e inundações.
O texto refere-se ao fenômeno
(A) células de Walker.
(B) El Niño.
(C) de desertificação.
(D) dos anticiclones subtropicais.
(E) La Niña.

11 - Os geógrafos que se dedicam ao estudo da questão ambiental têm se voltado sobretudo para a análise do processo natural que decorre da interação de componentes da troposfera com a energia emitida pela superfície terrestre ao se resfriar; e do  calor que aquece efetivamente o ar, e é mantido na troposfera pela ação absorvedora dos gases e pela ação refletora da nebulosidade.
O fenômeno resultante desses fatos analisados é conhecido
como
(A) biodiversidade.
(B) aquecimento global.
(C) efeito estufa.
(D) poluição do ar.
(E) desenvolvimento sustentável.

12 - (www.geografiaparatodos.com.br)
Analisando-se as transformações na distribuição da vegetação, com base nos conhecimentos sobre a relação clima-vegetação, pode-se afirmar que
(A) as temperaturas médias, no passado, eram mais altas e havia menos umidade, o que explica a predominância de vegetação adaptada aos climas desértico e semi-árido,
como as savanas e as estepes.
(B) o clima não se alterou nos últimos 10 mil anos, visto que as formações vegetais predominantes no passado eram as savanas e florestas, que sofreram modificações na área
ocupada em razão da interferência humana.
(C) ocorreu uma elevação das temperaturas médias e da umidade nos últimos 10 mil anos, o que favoreceu a expansão das florestas e savanas e determinou a redução
da área ocupada por estepes e gramíneas.
(D) não existe a relação clima-vegetação, mas sim relevo-vegetação, pois a floresta tropical sempre ocupou as áreas de planícies, próximas aos rios caudalosos, enquanto as
savanas e estepes ocupam as áreas de planaltos e serras.
(E) o homem é o principal agente de modificação do clima, visto que nos últimos 10 mil anos não ocorreram mudanças significativas, como pode ser observado pela estabilidade das formações vegetais destacadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.