quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

13 questões sobre recursos minerais e geologia - vestibular


IFG

1 - O carvão mineral é um produto resultante da transformação de uma vegetação primitiva que foi sepultada nas camadas da Terra em períodos geológicos antigos. Quanto mais antigo o carvão mineral, maior é o seu teor calorífico. Assinale a alternativa que menciona a modalidade de carvão mineral que possui maior poder calorífico.
a) hulha
b) linhito
c) xisto betuminoso
d) antracito
e) turfa

2 - Modernas teorias, como a das placas tectônicas, procuram explicar fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, como terremoto, vulcanismo e formação de cadeias montanhosas. De acordo com essa teoria, todas as alternativas estão corretas,
exceto uma. Assinale-a.
a) Parte da crosta oceânica é arrastada para baixo da crosta continental e absorvida pelo manto, ao longo do litoral ocidental da América do Sul, havendo convergência de placas tectônicas.
b) O afastamento de duas placas em sentido contrário provoca a expansão dos fundos oceânicos e a formação de cadeias montanhosas submarinas.
c) A posição de parte do território brasileiro sobre as bordas da placa sul-americana é responsável pelos tremores de terra que ocorrem no Rio Grande do Norte.
d) Os limites das placas tectônicas são áreas de grande instabilidade, onde ocorrem tremores de terra e fenômenos relacionados com o vulcanismo.
e) A litosfera, ou parte sólida da Terra, apresenta-se fragmentada em uma série de placas que se movem em vários sentidos.

IFMT

3 - “China quer comprar direitos minerários – estrangeiros já têm 1/3 dos projetos no país. O Brasil cresce aos olhos
do mundo no setor mineral. Dos US$ 62 bilhões que serão destinados ao setor até 2014, 33% – ou US$ 21 bilhões – terão como origem capital estrangeiro. [...] O Brasil tem uma localização estratégica, perto dos Estados Unidos e da Europa, e é um mercado conhecido da China, grande importadora.”
(APETITE CHINÊS. Folha Press. Cuiabá: Folha do Estado, p. 20, 20 ago. 2010.)
O interesse da China citado no texto acima é no minério de ferro do Brasil, mas o nosso país tem uma história econômica antiga ligada à exploração de minérios: ouro no período Colonial, Serra Pelada no século XX, e ferro, bauxita, cassiterita e até mesmo ouro são destaques em pleno século XXI.
Analise as afirmações abaixo e identifique a que corresponde ao grupo de alternativas verdadeiras:
I. Entre as atividades econômicas do período Colonial brasileiro está a mineração, que criou um ciclo econômico e proporcionou um avanço da ocupação sobre o interior do país à procura de novas jazidas, dando origem a cidades como Cuiabá.
II. O ouro de Serra Pelada, considerada o maior garimpo a céu aberto no mundo, está numa província mineralógica localizada na região norte do Brasil, no Pará.
III. No sul do Brasil localiza-se o “cinturão carbonífero”, com mineração do carvão mineral no município de
Criciúma-SC, Butiá-RS, Charqueada-RS, e na bacia do Paraná-PR.
IV. O Triângulo Mineiro é uma região mineral importante no Brasil e que abastece o mercado externo com
exportações pelo porto de Tubarão, no Espírito Santo, através do vale do rio Doce.
V. Na área do projeto Grande Carajás, a produção de ferro-gusa trouxe vários problemas ambientais, pela queima da floresta que forneceu o carvão vegetal utilizado na ausência do carvão mineral indisponível na região.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Nenhuma alternativa está correta.
c) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas.

IFPE

4 - “Sidney (Austrália), 2 out (EFE) – O número de mortos pelo tsunami que arrasou as costas das Ilhas Samoa e Tonga chega a quase duzentos, enquanto centenas ainda seguem desaparecidos” (site gl.globo.com) Os tsunamis são conseqüência dos agentes internos do relevo, mais precisamente dos abalos sísmicos (terremoto, maremoto). Analise as afirmativas abaixo, relacionadas a essa temática.
I. Os efeitos dos terremotos podem ser de caráter social, econômico e geológico.
II. O epicentro é o local de origem de um abalo sísmico.
III. As causas de terremotos são: desmoronamentos internos, vulcanismo e tectonismo.
IV. Entende-se que o índice 5 na escala Richter libera 5 vezes mais energia que o 1.
V. A escala Richter mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) I, III e V
e) II, IV e V

IFCE
5 - Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que
A) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
B) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
C) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
D) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
E) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

6 - Tsunami é uma palavra japonesa que significa “onda da Costa”. O termo é usado, atualmente, para se referir a uma série de ondas que percorrem o oceano em alta velocidade, causando um impacto que libera uma energia devastadora.
Geografia – A construção do mundo Geografia Geral e do Brasil, Magnoli, D. e Araujo, R. (2005)
Sobre este fenômeno natural, é correto afirmar-se que
I. Os Tsunamis são provocados por um súbito deslocamento da coluna de água oceânica,
geralmente associada a um abalo sísmico.
II. Nas proximidades da costa, ocorre uma forte redução da velocidade das ondas e sua altura
cresce drasticamente, causando um impacto que libera uma energia de grande intensidade.
III. Os Tsunamis mantêm relações diretas com as marés e com as condições de tempo atmosférico.
É(são) correta(s):
A) apenas I e II.
B) I, II e III.
C) apenas II e III.
 D) apenas II.
E) apenas III.

UFVJM

7 - Leia com atenção.
“De nome complicado, o vulcão Eyjafjallajoekull, um dos maiores na Islândia, voltou a ficar ativo desde o dia 14 de abril. As lavas que descem pela montanha derretem o gelo e causam inundações nas imediações do vulcão. Fora isso, a densa coluna de fumaça cobriu o céu e obrigou vários países da europa a fechar o espaço aéreo. Segundo especialistas, as pequenas partículas de rocha e areia podem afetar as turbinas, além de diminuir a visibilidade dos voos. O Eyjafjallajoekull estava inativo há quase 200 anos.”
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/tag/vulcao-eyjafjallajokull/ Acesso em: 05/07/2010.
Pode-se afirmar que as erupções vulcânicas ocorrem frequentemente relacionadas aos fenômenos:

A) aquecimento global, convergência e divergência de placas tectônicas.

B) convergência e divergência tectônica, plumas mantélicas

C) divergência e transcorrência de placas tectônicas, plumas mantélicas.

D) aquecimento global e plumas mantélicas.


8 - Com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, tem-se observado, nos últimos anos, uma crescente demanda de diversos tipos de minérios. Grandes empresas têm investido na exploração mineral de ferro, ouro, alumínio, nióbio, fosfato e petróleo.
ASSINALE a alternativa que NÃO indica região onde ocorrem grandes jazidas minerais do país.

A) Paraopeba (MG)

B) Quadrilátero Ferrífero (MG)

C) Carajás e Parauapebas (PA)

D) Macaé – Bacia de Campos (RJ)

9 - A Petrobrás, empresa brasileira responsável pela exploração de petróleo no
Brasil, criada durante o governo de Getúlio Vargas em 1953, vem divulgando
esta propaganda nos diversos veículos de informação pelo Brasil:
“A Petrobrás é a primeira empresa do mundo a produzir petróleo no pré-sal.
Sabe quem ganha com isso? Você e o Brasil”.
Sobre o pré-sal, ASSINALE a alternativa correta.
A) Camada pré-sal é uma faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo situada a sete mil metros abaixo da superfície do mar.
B) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que se estende por todo litoral brasileiro, situada a setecentosmetros da superfície do mar.
C) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que fica em regiões de nosso litoral que apresenta menor quantidade de sal na água.
D) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura situada nas embocaduras dos rios que deságuam no oceano Atlântico principalmente no delta do Rio Amazonas.

10 - As placas tectônicas são grandes blocos que flutuam sobre o magma e que contribuem na formação dos continentes através dos diferentes movimentos que elas realizam.

Fonte: IBGE – Adaptado
As setas, ilustradas nessa figura, indicam um desses movimentos, que são denominados como:

A)      movimentos divergentes.
B)     Movimentos de separação
C)    Movimentos de erosão
D)    Movimentos convergentes

11 - Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, detectaram que as placas tectônicas que formam a África e a Arábia encontram-se em movimento. Imagens de satélite detectaram o aparecimento de uma fratura recente na crosta terrestre, no deserto de Afar (perto do Mar Vermelho). Por monitoramento, observaram que, em apenas três semanas, a fenda atingiu 8 metros de profundidade ao longo dos 60 quilômetros de extensão, tendo preenchimento de magma.
ASSINALE a alternativa que apresenta o nome desse processo.
A)      Colisão entre placas tectônicas.
B)      Zona de Subducção entre placas tectônicas
C)      Divergência de placas tectônicas
D)    Transcorrência entre placas tectônicas.

UFTM
12 - Leia as afirmações:
I. São estruturas tectônicas, que se destacam pela sua enorme expressão topográfica, como os grabens do vale do Paraíba do Sul (SP) e do Recôncavo Baiano.
II. Um dos mais famosos é o graben do rio Reno, na Alemanha, e no leste da África ocorre um dos mais importantes sistemas de rifts, onde se localizam uma extensa região lacustre e o vale do rio Nilo.
As afirmações referem-se
(A) aos dobramentos cenozoicos.
(B) aos escudos cristalinos pré-cambrianos.
(C) à orogênese proterozoica.
(D) aos falhamentos tectônicos.
(E) ao vulcanismo e aos terremotos.

13 - Considere o mapa e as afirmações a seguir para responder à questão.
Analisando as informações apresentadas, pode-se afirmar que
(A) a região Sul do Brasil é a menos afetada por sismos, em razão de sua formação geológica originada de dobramentos recentes.
(B) os sismos de maior magnitude no Brasil ocorrem na Plataforma Continental, associados à grande atividade vulcânica.
(C) o grande número de sismos na proximidade do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro devem-se à existência de placas com movimentos convergentes.
(D) terrenos de planície, na Amazônia e no Pantanal, apresentam maior número de sismos, em razão de o relevo ser ainda pouco consolidado.
(E) a sismicidade no Acre está relacionada à proximidadeda Cordilheira dos Andes, onde ocorre maior número de sismos de maior magnitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.