1 - A matriz de transporte é o conjunto de estruturas de transporte de um país. Em qual estrutura está calcada a matriz de transporte brasileira? Por quê?
Hidrovias, que aproveitam o grande número de rios navegáveis do país.
Rodovias, construídas para incentivar os investimentos de montadoras de veículos estrangeiras no país.
Ferrovias, construídas na época de ouro do café para levar o produto em direção aos portos, rumo à exportação.
Aviões, priorizados pelo governo federal para fortalecer a Embraer, considerada uma empresa estratégica para o país.
Falta de investimentos nos portos brasileiros, que obriga empresários a escoar seus produtos principalmente por meio de aviões,
Pequena malha ferroviária, que obriga produtores a optar pelo transporte rodoviário, mais caro do que o transporte sobre trilhos.
Falta de mapeamento de rios, que faz com que cargas se percam devido a acidentes com barcos.
Diminuição do número de voos de companhias aéreas brasileiras, levando produtores a recorrer a empresas estrangeiras.
Construção de novos terminais e atracadouros.
Novas obras de drenagem.
Construção de novas linhas ferroviárias para facilitar a chegada e saída de mercadorias.
Construção de mais navios para exportação de produtos.
Construção de mais aviões.
Melhor qualificação de pilotos e comissários de bordo.
Maior fiscalização na venda de passagens aéreas.
Construção de novos aeroportos e ampliação dos aeroportos existentes.
Taxas reduzidas para o transporte de mercadorias.
Capacidade de levar grandes quantidades de produtos, devido ao tamanho dos barcos.
Necessidade de manutenção das hidrovias quase inexistente.
Capacidade de alcançar lugares remotos, aumentando o alcance das mercadorias.
Baixos custos de transporte para grandes volumes de produto.
Necessidade de mão-de-obra pouco especializada.
Capacidade de atravessar terrenos muito difíceis.
Transporte não é afetado devido a alterações climáticas.
Alto custo de manutenção de veículos e estradas e gastos com combustível e pedágios.
Taxas mais caras do que as cobrados para trafegar em hidrovias.
Dificuldade de acesso, por conta do pequeno número de estradas construídas.
Baixa oferta de caminhões de carga e falta de peças de reposição para veículos danificados.
Falta de investimentos do governo devido à crise após a Segunda Guerra Mundial.
Construção de rodovias em todo o país, incentivada pela política desenvolvimentista dos anos 1950 e 1960.
Aumento do uso de hidrovias, devido à construção de barcos mais potentes.
Aumento do transporte por via aérea, devido à popularização do uso de aviões.
Ampliação dos terminais dos principais aeroportos do país.
Construção e ampliação de ferrovias.
Construção e recuperação de rodovias.
Fechamento de portos marítimos ineficientes.
Não sofre influência das alterações climáticas
Tem um baixo impacto ambiental
Permite alterações de rota com facilidade
Não é obrigado a pagar nenhum tipo de taxa ou imposto
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/simulado-atualidades-matriz-transporte-brasil-641089.shtml?rs=p0uA2NvrPp1uA2NvrPp2uA1NvrPp3uA4NvrPp4uA3NvrPp5uA2NvrPp6uA1NvrPp7uA2NvrPp8uA4NvrPp9uA3NvrP&pn=Lstp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.