quinta-feira, 29 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Reflorestamentos e novos plantios - Planeta
A França foi um dos primeiros países a perceber a importância da preservação florestal. No fim do século 19, suas florestas ocupavam 10% da área original. A falta dessa cobertura favoreceu deslizamentos de terra em áreas montanhosas que causaram milhares de mortes. O governo lançou, então, vários programas de reflorestamento e passou a promover o manejo racional das florestas. Atualmente, as florestas ocupam quase 30% da área do país, com um crescimento anual médio de 300 km2.
No Japão, no início do século 20, o governo adotou a ideia de proteger as montanhas com florestas, depois de inundações causadas pelo desmatamento. Os Alpes Japoneses, que atravessam a maior ilha do arquipélago, Honshu, foram reflorestados. Surgiram programas de proteção das encostas e cooperativas dedicadas a administrar florestas de modo sustentável. Hoje, 65% da área do país está coberta de floresta, um dos maiores índices do mundo.
A Campanha Bilhões de Árvores, lançada em 2006 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo World Agroforestry Center, havia plantado mais de 7,4 bilhões de árvores em 2009, em 170 países, e planeja chegar a 13 bilhões no total.
Muro Verde é um projeto da União Europeia (UE) e de países africanos para plantar árvores nos limites norte e sul do Saara, a fim de conter a expansão do deserto e favorecer o surgimento de um modo de vida sustentável na região. Um programa semelhante, também com o apoio da UE, está sendo desenvolvido na China.
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/463/artigo214659-3.htm
Previsão de dados demográficos e lista das megacidades- Revista Planeta
domingo, 25 de setembro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
Atividades sobre: Sociedade, estado e nação.
Horizontais
1. MUDAM—Entre a sociedade humana e as sociedades formadas pelos demais seres vivos há uma diferença fundamental: as sociedades dos seres vivos praticamente não _______.
3. ARTIFICIAL—As fronteiras podem ser definidas por um rio, um lago, uma cadeia montanhosa ou por um marco ________.
9. SOCIEDADE—Um agrupamento de indivíduos que vivem num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras.
11. PÓLIS—Cidade em grego.
15. GUERRAS—Uma das causas que pode altera as fronteiras são as ________
16. ESPAÇO—A sociedade humana varia no tempo e no ___________.
17. POVO—São grupos de pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições.
18. FRONTEIRAS—Marcam os limites da soberania de cada Estado-nação
19. CIGANOS—Alguns povos são nômades, como alguns ___________, que se deslocam e não possuem residência fixa.
Verticais
2. MUNICIPAL—Um nível de governo
4. HUMANA—Em geografia, nosso interesse é a sociedade ________, pois é ela que modifica profundamente a natureza e constrói o espaço geográfico.
5. SEDENTÁRIOS—Alguns povos ___________, isto é, que possuem área fixa de moradia, não possuem território próprio e vivem dentro de um país que é formado por outro povo.
6. PESSOAS—O Estado passou a exercer um grande controle sobre as _______.
7. DOCUMENTOS—cada cidadão tem a obrigação de tirar um grande número de __________ (certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista etc.);
8. ESTADO—___________ é o conjunto das instituições que formam a organização político-administrativa de uma nação.
10. INGLATERRA—A sociedade moderna ou industrial surgiu na _________, espalhou-se pela Europa e depois pelo mundo.
11. PAÍS—_______é o território de uma nação, delimitado por fronteiras, que determinam a validade da organização política, social e cultural.
12. FORÇAS ARMADAS—É também importante na formação do Estado a defesa do território contra inimigos estrangeiros. É necessária a organização das_______________.
13. JUDICIÁRIO—Uma das características mais importantes de um Estado democrático é a divisão de poderes em Executivo, Legislativo e _______.
14. NAÇÃO—É o mesmo que povo, isto é, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, que possuem um território com governo e leis próprias, só eque tem um sentido mais amplo, uma indentidade nacional.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Piada com político - OBS.: Não vale pata todos...
Viajando por uma região de canibais, o arqueólogo chega a uma lanchonete escondida no meio da selva.
O cardápio chama sua atenção.
Lanchonete Canibal
Só servimos carne importada
- Missionário inglês frito ........................... US$ 30,00
- Turista americano a moda do chef ....... US$ 25,00
- Freira italiana virgem ensopada ........... US$ 35,00
- Político brasileiro ao forno .................... US$ 300,00
Não aceitamos cheques.
Intrigado com a disparidade de preços, ele pergunta ao dono da espelunca a razão dos pratos elaborados com políticos brasileiros serem tão caros.
O empresário então lhe explica:
- Bom, o cara lá do Brasil, que exporta para nós, garante que político brasileiro é muito difícil de ser caçado.
- Para piorar, meu cozinheiro disse que eles levam horas e horas cozinhando...
- E tem mais: o senhor, por acaso, já tentou limpar um deles?
O cardápio chama sua atenção.
Lanchonete Canibal
Só servimos carne importada
- Missionário inglês frito ........................... US$ 30,00
- Turista americano a moda do chef ....... US$ 25,00
- Freira italiana virgem ensopada ........... US$ 35,00
- Político brasileiro ao forno .................... US$ 300,00
Não aceitamos cheques.
Intrigado com a disparidade de preços, ele pergunta ao dono da espelunca a razão dos pratos elaborados com políticos brasileiros serem tão caros.
O empresário então lhe explica:
- Bom, o cara lá do Brasil, que exporta para nós, garante que político brasileiro é muito difícil de ser caçado.
- Para piorar, meu cozinheiro disse que eles levam horas e horas cozinhando...
- E tem mais: o senhor, por acaso, já tentou limpar um deles?
Piada com os hermanos
Num elevador estavam um argentino, um brasileiro, uma freira e uma garota.
De repente, faltou energia no prédio e o elevador pára.
Na escuridão do elevador, escuta-se o som de um beijo seguido de um tapa.
Alguns instantes depois... novamente um beijo seguido de um tapa.
A energia é restabelecida, a luz volta e todos no elevador ficam calados pensando o seguinte:
A FREIRA: 'Um dos dois deve ter beijado a GAROTA e ela revidou com dois tapas'.
A GAROTA: 'Um dos dois deve ter tentado me beijar, acabou beijando a FREIRA e levou dois tapas'.
O ARGENTINO: 'Esse BRASILEIRO safado beijou a GAROTA duas vezes e ela me deu dois tapas pensando ser eu'.
O BRASILEIRO: 'Ha, ha, ha... beijei a palma da minha mão duas vezes e lasquei dois tapas nesse ARGENTINO!
De repente, faltou energia no prédio e o elevador pára.
Na escuridão do elevador, escuta-se o som de um beijo seguido de um tapa.
Alguns instantes depois... novamente um beijo seguido de um tapa.
A energia é restabelecida, a luz volta e todos no elevador ficam calados pensando o seguinte:
A FREIRA: 'Um dos dois deve ter beijado a GAROTA e ela revidou com dois tapas'.
A GAROTA: 'Um dos dois deve ter tentado me beijar, acabou beijando a FREIRA e levou dois tapas'.
O ARGENTINO: 'Esse BRASILEIRO safado beijou a GAROTA duas vezes e ela me deu dois tapas pensando ser eu'.
O BRASILEIRO: 'Ha, ha, ha... beijei a palma da minha mão duas vezes e lasquei dois tapas nesse ARGENTINO!
Atividades sobre hidrografia - http://geoconceicao.blogspot.com/
EXERCÍCIOS SOBRE A ÁGUA
1- (UPE) Observe, atentamente, o desenho esquemático a seguir, correspondente a uma morfoestrutura observada em área de relevo submarino, fortemente influenciada pelas ações tectônicas. O que a seta está indicando: a) Planície Abissa. b) Talude Continental. c) Plataforma Continental. d) Delta-Estuário.. e) Dorsal Oceânica.
2- (UNEAL) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e à ampliação de atividades econômicas. Quanto à renovação desse importante recurso, não há comprovações sobre o seu aumento, pelo contrário, sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade. Portanto, apesar de renovável, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada. A afirmação revela a preocupação com a escassez: a) do petróleo. b) da vegetação. c) da água. d) do carvão mineral. e) de alimentos.
3- (UPE)“Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...” Esse texto está se referindo à: a) Contra-Corrente Sul-Equatorial. b) Corrente Kuro Sivo. c) Corrente “El Niño Atlântico”.. d) Corrente do Golfo. e) Corrente Quente do Brasil.
4- (UEPB)
Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.
Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar: I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada. II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações. III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema. IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflito.
. Estão corretas apenas as proposições:
a) I, II e III. b) I, II e IV.
c) II, III e IV. d) I, III e IV .
e) II e III.
5- (UNICAMP)
Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.a) Como a água de precipitação pode chegar aos rios ? b) A vertente B é densamente urbanizada. Que alterações na dinâmica da água serão observadas nessa vertente e no rio? Resposta: a) A água pode chegar ao rio pelo escoamento superficial (enxurrada) ou pode se infiltrar no solo e chegar ao lençol freático. b) A água se movimentará de forma mais acelerada pela superfície, reduzindo a infiltração e aumentando a velocidade e quantidade de água que chega ao canal. Haverá redução na quantidade de água disponível no lençol freático, e aumento do volume de água no canal durante as chuvas e redução significativa no período de seca.
6- (UNESP)O DECLÍNIO DO MAR ARAL (Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.) Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover: a) a indústria pesada. b) o setor terciário. c) a irrigação de lavouras. d) a zona urbana. e) o complexo industrial.
VESTIBULAR 2010
7- (UFRGS)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, ............... o escoamento superficial. As vazões máximas............... . Com a redução da infiltração, ............... o nível do lençol freático. a) aumentando – aumentam – diminui.
b) aumentando – aumentam – aumenta.
c) diminuindo – diminuem – diminui.
d) diminuindo – aumentam – diminui.
e) aumentando – diminuem – aumenta.
8- (UFC)
A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta: a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários. c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local. d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes. e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
9- (UERJ)
Chama-se água virtual o volume total de água gasto na obtenção de um determinado bem. Essa denominação deve-se ao fato de, ao final do processo produtivo, a maior parte da água utilizada não estar contida efetivamente no produto confeccionado. Considere que os países desenvolvidos apresentam elevado consumo de água virtual por habitante. Indique dois fatores que explicam esse nível de consumo, justificando cada um deles..
Resolução: Dois dos fatores e respectivas justificativas: - nível elevado de renda / acesso muito maior a bens de consumo e alimentos, produtos que demandam muita água nos seus processos de produção - grande consumo e produção agrícola per capita / maior desenvolvimento técnico dessa atividade, sendo a agricultura o setor que mais consome água - nível de industrialização elevado / fabricação de diversos artigos que necessitam de grande volume de água para serem produzidos.
VESTIBULAR 2009
10- (UERJ) A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental. Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva. J. M. DE SOUZA Adaptado de www.scielo.br A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990. As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em: a) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais.
b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial.
c) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas.
d) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais.
11- (UNIFESP)
(Ribeiro, 2008.) De acordo com a tabela, o consumo de água é maior:
a) na agricultura mundial, devido à produção de biocombustíveis. b) nos domicílios que na agricultura, nos países de industrialização tardia. c) no setor domiciliar, em países de renda média com altos índices de urbanização. d) na indústria que na agricultura, em países da primeira revolução industrial. e) na agricultura, em países com uso intensivo do solo e de renda elevada.
12- (UNIFEI)
À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade. a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer. b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras. c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.
VESTIBULAR 2008
13- (UCS/RS)
Os oceanos são importantes para o desenvolvimento e a manutenção do nosso planeta. Sobre os oceanos é correto afirmar que:
a) apresentam circulação interna de correntes quentes e ausência de correntes frias. b) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de equinócio. c) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de solstício. d) apresentam movimentos de águas chamadas correntes marítimas. e) têm sua salinidade determinada pela quantidade de plânctons que possuem.
14- (MACK)
Na costa pacífica sul-americana, observamos países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência. Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente marítima que, nessa região, é responsável pelo fenômeno citado. a) Corrente do Golfo do México. b) Corrente do Pacífico Norte.
c) Corrente de Humboldt.
d) Corrente de Falklands.
e) Corrente do Pacífico Sul.
15- (ESPM-adap)
O século XXI assiste a um grande desafio em relação à questão da água no planeta. Observe o gráfico da distribuição da água e as afirmações abaixo:I- A maior parte de água doce se encontram nas geleiras .
II-O uso doméstico é onde se tem o maior consumo mundial da água, seguido da agricultura.III. A água doce encontra-se distribuída irregularmente pelo planeta. IV. De toda a água do planeta, apenas 50% é doce. V. Brasil, Rússia e Canadá são países privilegiados quanto às reservas hídricas. Estão corretas: a) I, II e III. b) I II e V. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III e IV.
16- (UNICS)
Segundo Tucci (2006), “As ações produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo abaixo representado, quanto à quantidade e qualidade da água”. “... a nível local as obras hidráulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos comprometendo e alterando este ciclo...”. Assinale a alternativa que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura abaixo.
Fonte: TUCCI, C.E.M. (2006). a) Ciclo meteorológico.
b) Ciclo do escoamento das águas superficiais .
c) Ciclo da reprodução da vida no planeta .
d) Ciclo hidrológico global .
e) Ciclo das águas subterrâneas.
17- (FUVEST)
Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente. A tragédia de um mar que secou “Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d'água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte. Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma idéia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de:
a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificação de suas altas taxas de evaporação. b) abastecer o parque industrial na região sudoeste, houve significativa interferência no balanço hídrico de tal mar. c) corrigir a salinidade de solos para a produção de trigo, houve intensificação das taxas de evaporação do mar de Aral. d) construir hidrelétricas em substituição às usinas nucleares, houve intensificação das taxas de evaporação desse mar.e) aproveitar áreas desérticas para produção de algodão, houve significativa interferência no balanço hídrico do referido mar.
VESTIBULAR 2007
18-(PUCSP)
A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que:
a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas. b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa. c) apenas ¼ das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas. d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais. e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.
19-(FUVEST)
Além do conceito de Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfológico, temos também o conceito de Plataforma Continental “Jurídica”. O desenho a seguir mostra um dos critérios possíveis para a delimitação da Plataforma Continental “Jurídica”, no Brasil.
a) Caracterize a Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfológico. Justifique sua importância econômica para o Brasil. b) Discorra sobre a importância da Plataforma Continental “Jurídica”, considerando a exploração do subsolo marinho. Resposta:
a) A Plataforma Continental corresponde ao primeiro declive do relevo submarino situada entre 0 a 200 metros de profundidade. Sua importância se deve à atividade pesqueira e às grandes reservas de petróleo e gás natural. b) O prolongamento da Plataforma Continental "Jurídica" brasileira, pleiteado junto à ONU, passando de 200 para 350 milhas náuticas da costa, é de grande importância para o país, pois amplia o seu domínio sobre os recursos do subsolo oceânico e espécies marítimas.
GABARITO
1-B
2-C
3-D
4-B
5-.....
6-C
7-A
8-A
9-......
10-B
11-D
12-B
13-D
14-C
15-C
16-D
17-E
18-D
19-...
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Nas alturas em Dubai
Veja a curvatura da terra...
Esta foto foi tirada do edifício mais alto do Dubai, o "Burj Dubai", a 2,620 ft / 801m...!!! Aqui encontram-se 25% das gruas a nível mundial.
O que acham disto...???
Realmente deslumbrante!!
Se olharem para o canto superior direito da fotografia, quase conseguem ver a curva da terra.
Os trabalhadores que operam nas gruas mais elevadas podem ver a "rotação da terra"...!!!
Esta foto foi tirada do edifício mais alto do Dubai, o "Burj Dubai", a 2,620 ft / 801m...!!! Aqui encontram-se 25% das gruas a nível mundial.
O que acham disto...???
Realmente deslumbrante!!
Se olharem para o canto superior direito da fotografia, quase conseguem ver a curva da terra.
Os trabalhadores que operam nas gruas mais elevadas podem ver a "rotação da terra"...!!!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Palavras Cruzadas - Domínios Morfológicos
Horizontais
4. DESMATAMENTO—Um dos males que afeta a Amazônia
5. PECUÁRIA—Uma das atividades que prejudica o cerrado atualmente
7. MAR—A Serra do _______ é umas serras encontradas no domínio de Mares de Morros
8. TROPICAL—Clima de Cuiabá
10. ESPINHOS—Na caatinga é comum as plantas possuirem _______
18. CACTOS—Na caatinga é comum encontrarmos _________
19. PERNAMBUCO—Um estado que possui parte da caatinga
21. MARES DE MORROS—Domínio comum no RJ e ES
22. CULTIVADAS—As serrarias de SC utilizam madeira de árvores______
24. LATIFOLIADA—A Amazônia e a Mata Atlântica possuiem árvores do tipo_________
25. QUEIMADAS—Um dos males que afetam o cerrado
26. AMAZÔNIA—Maior floresta tropical do Brasil
27. MATA ATLÂNTICA—Vegetação comum em Águas Mornas
Verticais
1. PEQUENO—No cerrado as árvores têm o porte_________
2. CALCÁRIO—O agricultor utiliza________ para corrigir solos ácidos do cerrado
3. CAMPOS NATURAIS—No sul Gaúcho são comuns os_______
6. TROPICAL DE ALTITUDE—Clima do norte paranaense
9. CERRADO—Neste domínio é comum a falta de chuva no inverno
11. SUBTROPICAL—Clima comum no sul do país
12. OCEANO—A Mata Atlântica recebe umidade do ________
13. EQUATORIAL—Clima comum na região Norte
14. SANTA CATARINA—Um estado que possui parte do domínio das araucárias
15. MATO GROSSO—Um dos estados que possui carrado
16. RORAIMA—Um dos estados que possui parte da Amazônia
17. TROPICAL ÚMIDO—Clima de Maceió, AL
20. SERRAS—As araucárias são comuns nos planaltos e ________
23. CAATINGA—Vegetação comum no sertão nordestino
Globalização - Desta vez o Luiz FernandoVeríssimo se superou.
Prezado(a),
A melhor definição de GLOBALIZAÇÃOque os professores nunca ensinaram.
Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana.
Pergunta: Por quê?
Resposta: Uma princesa inglesacom um namoradoegípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnelfrancês, num carroalemão com motorholandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentosamericanos. E isto é enviado a você por umbrasileiro, usando tecnologia americana(Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos emTaiwan e um monitorcoreano montado por trabalhadores deBangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados pormexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia
Isto é *GLOBALIZAÇÃO!!!*
Desta vez o Luiz FernandoVeríssimo se superou.
A melhor definição de GLOBALIZAÇÃOque os professores nunca ensinaram.
Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana.
Pergunta: Por quê?
Resposta: Uma princesa inglesacom um namoradoegípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnelfrancês, num carroalemão com motorholandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentosamericanos. E isto é enviado a você por umbrasileiro, usando tecnologia americana(Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos emTaiwan e um monitorcoreano montado por trabalhadores deBangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados pormexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia
Isto é *GLOBALIZAÇÃO!!!*
domingo, 18 de setembro de 2011
Piada com Argentinos.. hahhaha
Rivalidade é coisa séria.................
Em visita ao litoral do Rio Gde do Sul, o Papa foi levado a percorrer
algumas praias, onde se presenciou uma cena impressionante.
Algumas pessoas gritavam, desesperadas, apontando para o mar.
Forçando a vista, Sua Santidade pode ver um jovem, vestido com a camisa da
seleção Argentina, lutando desesperadamente contra o ataque de um tubarão.
O pânico era geral, mas três homens vestindo camisetas da seleção
brasileira se aproximaram da água. Um arremessou um arpão que acertou no
corpo do tubarão; o segundo arrancou o jovem ensangüentado de sua enorme
boca, enquanto o terceiro abatia a feroz criatura com vigorosas cacetadas.
Depois de levar o Argentino inconsciente até a areia, os três sujeitos
arrastaram o tubarão até as proximidades de uma camionete e colocaram na
caçamba.
Ainda cansados, os Brasileiros foram levados até as proximidades do
Papa-Móvel. O Papa, visivelmente emocionado, lhes dirigiu uma benção
especial.
-Caríssimos irmãos brasileiros: a cena que hoje presenciei me ensinou muito
acerca a grandeza dos homens, filhos de Deus. Sem considerar a rivalidade
que existe entre os brasileiros e argentinos, um gesto nobre, superior e
heróico, levou estes abnegados Brasileiros a salvar um irmão das garras da
morte, mesmo sendo este um Argentino. É um grande exemplo para a busca da
paz entre os homens sempre em conflito!
O Papa se despediu e, enquanto o Papa-Móvel se afastava, um dos Brasileiros
perguntou aos outros:
-E aí, qual é a deste velho?
-Orra, Meu! Deixa de ser ignorante, mané, este é o Papa, o santo padre, o
cara que fala direto com o Homem lá de cima. Ele tem a sabedoria divina..
-Sabedoria divina ele pode ter, mas não entende nada de pesca de
tubarão......Cadê a isca ? Fugiu de novo ? Da próxima vez vamos amarrar o
Argentino com arame farpado, é mais seguro...
Em visita ao litoral do Rio Gde do Sul, o Papa foi levado a percorrer
algumas praias, onde se presenciou uma cena impressionante.
Algumas pessoas gritavam, desesperadas, apontando para o mar.
Forçando a vista, Sua Santidade pode ver um jovem, vestido com a camisa da
seleção Argentina, lutando desesperadamente contra o ataque de um tubarão.
O pânico era geral, mas três homens vestindo camisetas da seleção
brasileira se aproximaram da água. Um arremessou um arpão que acertou no
corpo do tubarão; o segundo arrancou o jovem ensangüentado de sua enorme
boca, enquanto o terceiro abatia a feroz criatura com vigorosas cacetadas.
Depois de levar o Argentino inconsciente até a areia, os três sujeitos
arrastaram o tubarão até as proximidades de uma camionete e colocaram na
caçamba.
Ainda cansados, os Brasileiros foram levados até as proximidades do
Papa-Móvel. O Papa, visivelmente emocionado, lhes dirigiu uma benção
especial.
-Caríssimos irmãos brasileiros: a cena que hoje presenciei me ensinou muito
acerca a grandeza dos homens, filhos de Deus. Sem considerar a rivalidade
que existe entre os brasileiros e argentinos, um gesto nobre, superior e
heróico, levou estes abnegados Brasileiros a salvar um irmão das garras da
morte, mesmo sendo este um Argentino. É um grande exemplo para a busca da
paz entre os homens sempre em conflito!
O Papa se despediu e, enquanto o Papa-Móvel se afastava, um dos Brasileiros
perguntou aos outros:
-E aí, qual é a deste velho?
-Orra, Meu! Deixa de ser ignorante, mané, este é o Papa, o santo padre, o
cara que fala direto com o Homem lá de cima. Ele tem a sabedoria divina..
-Sabedoria divina ele pode ter, mas não entende nada de pesca de
tubarão......Cadê a isca ? Fugiu de novo ? Da próxima vez vamos amarrar o
Argentino com arame farpado, é mais seguro...
Por que não tem ONGs no Nordeste seco?
O Conversa Afiada recebeu uma colaboração de um leitor. O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das Ongs estrangeiras na Amazônia e no Nordeste:
.
Você consegue entender isso?
.
Vítimas da seca
Quantos? 10 milhões
Sujeitos à fome? Sim
Passam sede? Sim
Subnutrição? Sim
ONGs estrangeiras ajudando: Nenhuma
.
Índios da Amazônia
Quantos? 230 mil
Sujeitos à fome? Não
Passam sede? Não
Subnutrição? Não
ONGs estrangeiras ajudando: 350
.
Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.
.
O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.
.
Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres. Agora, uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? É uma reflexão interessante.
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Você consegue entender isso?
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Vítimas da seca
Quantos? 10 milhões
Sujeitos à fome? Sim
Passam sede? Sim
Subnutrição? Sim
ONGs estrangeiras ajudando: Nenhuma
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Índios da Amazônia
Quantos? 230 mil
Sujeitos à fome? Não
Passam sede? Não
Subnutrição? Não
ONGs estrangeiras ajudando: 350
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Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.
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O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.
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Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres. Agora, uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? É uma reflexão interessante.
ALUNOS INTELIGENTES - respostas rápidas
ALUNOS INTELIGENTES
Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas para 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!
Professor:- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor: - Mais depressa!
Aluno :- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo ruim, senhor.
Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois!
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!
Dois alunos chegam tarde e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
Professor: Diga o nome de cinco coisas que contenha leite...
Aluno: Um queijo e quatro vacas.
Um aluno de Direito foi fazer exame oral: O que é uma fraude?
Resposta do aluno: É o que o Professor está fazendo.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se...
O aluno responde: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!
PROFESSORA: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
PROFESSORA: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira.
PROFESSORA: Artur, a sua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do seu irmão. Você copiou?
ARTUR: Não, professora. O cão é que é o mesmo.
PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora
Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas para 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!
Professor:- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor: - Mais depressa!
Aluno :- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo ruim, senhor.
Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois!
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!
Dois alunos chegam tarde e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
Professor: Diga o nome de cinco coisas que contenha leite...
Aluno: Um queijo e quatro vacas.
Um aluno de Direito foi fazer exame oral: O que é uma fraude?
Resposta do aluno: É o que o Professor está fazendo.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se...
O aluno responde: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!
PROFESSORA: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
PROFESSORA: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira.
PROFESSORA: Artur, a sua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do seu irmão. Você copiou?
ARTUR: Não, professora. O cão é que é o mesmo.
PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora
CHAPADA DOS VEADEIROS. JRCordeiro. - PPS
Mapa - Construtoras do Brasil multiplicam obras no exterior - Folha de SP
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977033-construtoras-do-brasil-multiplicam-obras-no-exterior.shtml
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