Políticos e entidades se mobilizam para garantir a OSX em Santa Catarina
O processo de licenciamento em Biguaçu encontra resistência do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Como plano B, foi escolhida a cidade de São João da Barra (RJ), onde o Grupo EBX, de Eike Batista, já está construindo o Porto de Açu.
O governador do Estado, Leonel Pavan, garante que o diretor de Sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, está firme na intenção de manter o empreendimento em SC e diz que a empresa contratou um biólogo norte-americano para contrapor o parecer do ICMBio.
“Vamos tentar mostrar que não há todo este prejuízo ambiental. Estamos preocupados, mas não desanimados. A OSX não acenou com a definição de ir embora, o que seria uma perda incalculável para SC”, afirma.
O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, esteve em Brasília e conseguiu uma moção junto aos deputados federais e senadores catarinenses, solicitando o empenho do Ministério do Meio Ambiente para manter o empreendimento no Estado.
A deputada federal Angela Amin (PP), coordenadora do fórum parlamentar de SC, elaborou um documento a ser encaminhado ao Ibama pedindo agilidade nas análises.
A senadora Ideli Salvatti (PT) ressalta que está fazendo um monitoramento diário de vários projetos que ainda dependem de licença ambiental. Ela acionou o Ministério do Meio Ambiente, com o compromisso de fazer as coisas andarem. O senador Raimundo Colombo (DEM) destaca que SC não pode perder este investimento.
Para o secretário de Desenvolvimento de Florianópolis, José Carlos Ferreira Rauen, é necessário investir num estudo aprofundado sobre os golfinhos para ver se essa população não migrou para a região onde se pretende instalar o estaleiro.
As diretorias da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) defendem construção do estaleiro da OSX em Biguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.