domingo, 6 de junho de 2010

De olho em Santa Catarina - SC

De olho em Santa Catarina

Fique por dentro da história, geografia e literatura do Estado. Isso fará diferença na hora do vestibular, quando cada ponto pode ser decisivo

Todo mundo sabe que, quando o assunto é vestibular, acertar ou errar uma questãozinha que seja pode ser decisivo para ter o nome na tão sonhada lista de aprovados. No caso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, a diferença entre o último colocado que ingressou e o primeiro da lista de espera para a segunda chamada é, geralmente, de menos de um ponto. São décimos de questões parciais que ordenam a classificação.

Nesse contexto, ser catarinense e ficar ligado em tudo o que acontece no Estado é um diferencial e tanto. Quem é de fora e pretende fazer vestibular aqui também precisa se antenar para esses assuntos. E aí vai uma dica: as provas de história, geografia e literatura são o foco das questões regionais.

No vestibular da UFSC, cada uma dessas disciplinas pode ter de uma a três questões sobre Santa Catarina. Entre os oito livros cobrados na prova da federal, todos os anos são escolhidas duas obras catarinenses.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, explica que a intenção é estimular os candidatos a conhecerem mais sobre o Estado onde moram ou (se tudo der certo) vão acabar morando.

A prova da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem 10 questões específicas. O conteúdo é divido entre as três disciplinas. A lista de livros costuma ser a mesma da UFSC.
O que pode cair?
Os conteúdos são parecidos nos vestibulares da UFSC e da Udesc
HISTÓRIA
Sobre história de Santa Catarina, temas frequentes da prova são: homem do Sambaqui e Carijós, fundação das vilas de São Francisco, Desterro e Laguna, colonização alemã e italiana, Guerra do Contestado e Segunda Guerra Mundial. Além disso, o professor Otávio Augusto alerta para temas da atualidade. Neste ano, é bom estar atento às notícias sobre descentralização, enchentes, desenvolvimento de tecnologia, turismo no Estado e festas tradicionais.
GEOGRAFIA
Em geografia, se ligue nos aspectos físicos do Estado (relevo, clima, hidrografia e vegetação), e também na economia de cada sub-região catarinense. No site www.professormarcelo.com você encontra dicas dos conteúdos específicos de Santa Catarina.
LITERATURA
Na prova de literatura de 2011, estão na lista os livros O Guarda-roupa Alemão, de Lausimar Laus; e O Filho Eterno, de Cristovão Tezza. O professor de literatura Sérgio Murilo Machado destaca a importância do contexto em que as histórias se passam. Além da leitura integral dos livros, uma dica do professor é o espetáculo Nos embalos do Fim de Semana, produzido pela Cia de Teatro Vanguarda. A peça está marcada para 26 de setembro, no teatro do Colégio Menino Jesus, às 18h, e traz informações sobre todas obras de literatura que estão na lista de livros da UFSC para o próximo vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.