domingo, 11 de abril de 2010

Grupo encontra vulcões subaquáticos mais profundos já vistos - Uol


Publicidade
da Reportagem Local
Os vulcões subaquáticos mais profundos já vistos foram encontrados por uma expedição britânica. As chaminés submarinas, como são conhecidas, localizam-se a 5.000 metros de profundidade, no mar do Caribe.
A descoberta foi feita por uma equipe do NOC (Centro Oceanográfico Nacional) do Reino Unido, usando um submarino robótico remotamente controlado. O robô localizou as finas torres de minério de cobre e ferro no fundo do mar, expelindo água e minerais a mais de 300ºC.

NOC
Primeira foto da chaminé submarina mais profunda já descoberta; a 
temperatura da água expelida pelo vulcão subaquático derrete chumbo
Chaminé submarina mais profunda já descoberta; temperatura da água expelida pelo vulcão derrete chumbo
Esse tipo de vulcão submarino é conhecido há três décadas, mas a maioria deles se situa a 2.000 metros ou 3.000 metros de profundidade, informou o NOC em comunicado à imprensa.
As chaminés submarinas exercem fascínio sobre os cientistas porque a água fervente expelida por elas nutre colônias de criaturas que ninguém achava que pudessem viver em tal ambiente, como moluscos gigantes e vermes em forma de tubo.
Estudar esses organismos, chamados genericamente de extremófilos ("amigos do extremo"), pode ajudar a entender a vida marinha em outras partes do mundo e até a inferir hipóteses sobre a vida em outros planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.