segunda-feira, 19 de abril de 2010

Com fantasia de orangotango, Greenpeace protesta contra Nestlé

da Reportagem Local
Trinta ativistas do Greenpeace fantasiados de orangotango protestaram diante dos acionistas da Nestlé, na Suíça, nesta quinta-feira (15), contra a destruição de florestas da Indonésia.
Na chegada à Reunião Geral Anual da empresa, na cidade de Lausanne, os executivos foram recebidos com o recado: "Dá um tempo: ninguém ganha com a destruição das florestas".
A frase "dar um tempo" é referência ao slogan do Kit Kat, uma das marcas de chocolate da Nestlé mais vendidas no mundo.

Laurent Gillieron/AP
Ativistas do Greenpeace fantasiados de orangotangos protestam 
contra a Nestlé pela destruição de florestas
Ativistas do Greenpeace fantasiados de orangotangos protestam contra a Nestlé pela destruição de florestas
A ONG pede que a empresa pare de usar óleo de dendê proveniente do desmatamento em seus produtos. "Além de "acelerar a perda de biodiversidade, o desmatamento agrava os efeitos do aquecimento global", reclama o Greenpeace.
O coordenador internacional da campanha de Florestas do Greenpeace, Pat Venditti, discursou: "Estamos aqui hoje para pedir à Nestlé que mude sua política 'KitKatastrófica'."
"Pedimos então que os acionistas usem sua influência para garantir que os produtos Nestlé não tenham qualquer relação com o óleo de dendê ou outros produtos (como papel) fornecidos ---direta ou indiretamente-- pela Sinar Mas", disse Venditti.
Comunicado do Greenpeace também informou que na Alemanha, de manhã, ativistas escalaram o prédio da Nestlé e abriram uma grande faixa mostrando como os orangotangos estão sendo ameaçados.
Contratos
A ONG afirma que 200 mil pessoas em todo o mundo já enviaram e-mails e centenas ligaram pedindo que a Nestlé mude sua política de compras.
Como resposta à campanha, iniciada em março, o Greenpeace diz que a Nestlé já cancelou todos os seus contratos diretos com a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê da Indonésia.
Mas, segundo a ONG, a Nestlé continua comprando óleo de dendê indiretamente da Sinar, como da fornecedora Cargill. Além disso, a multinacional suíça também usaria, em embalagens, papel fornecido pela Asia Pulp & Paper, braço da Sinar no setor de papel.
"A cada dia que a Nestlé deixa de tomar atitudes concretas para tirar o desmatamento --e a Sinar Mas-- da sua cadeia produtiva, mais ela empurra os orangotangos para a beira da extinção", disse Venditti.
A Indonésia apresenta uma das taxas de desmatamento que cresce com maior velocidade no mundo, segundo comunicado do Greenpeace. "O óleo de palma e a produção de papel e celulose são os maiores vetores de destruição florestal na região", afirma a ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.