quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Questões sobre a Ex-URSS

01. Até o mais desinformado dos ocidentais sabe que o governo de Boris Ieltsin não é grande coisa. Ainda assim a população votou por sua permanência no poder, o que fez o Ocidente de certa forma respirar aliviado. Por que a eleição na Rússia gerou tanta apreensão? Quais os principais problemas de ordem econômica que o país enfrenta na atualidade? Com o fim do socialismo, com a desintegração da URSS, que problemas passaram a fazer parte do cotidiano da população da Rússia?


02. A Chechênia é uma região montanhosa e economicamente deficitária, considerando-se as potencialidades da Rússia. Ainda assim a Rússia luta para manter o controle sobre essa região pobre e de minoria étnica e religiosa inquieta. Por que a Rússia luta para a Chechênia não obter a independência? Quais os destaques econômicos da Chechênia?


03. O fim da URSS levou a corrida armamentista ao fim. Mas os armamentos nucleares, outrora soviéticos, representam hoje outra ameaça. Faça comentários sobre os problemas atuais relacionados aos armamentos da ex-URSS.


04. Os Estados Unidos vem procurando dar auxílio financeiro à Rússia, especialmente para que o país mantenha seu programa espacial ativo. Que interesse os Estados Unidos têm na manutenção do programa espacial do país?


05. Não se anda com segurança nas ruas de São Petersburgo ou Moscou. Há prostitutas de 14, 15 anos. Os velhos estão morrendo, pois praticamente não há assistência do Estado. Os cientistas migraram, a corrupção é ainda mais explícita do que no tempo do socialismo. Mas é verdade que se pode comprar uma BMW, jeans, big sandwiches, e outras maravilhas do capitalismo. Teça comentários sobre a situação atual da Rússia, comparando-a com o status da URSS, durante o período da Guerra Fria.


06. (MACK) Um sistema de canais para comunicação, denominado "Sistema dos Cinco Mares", foi construído na Ex-URSS, aproveitando os grandes rios Volga e Don, formando grandes lagos artificiais, que coloca em interligação os mares:

a) Cáspio, Negro, Egeu, Jônio e Tirreno;
b) Branco, Báltico, Cáspio, Azof e Negro;
c) Norte, Branco, Báltico, Azof e Adriático;
d) Báltico, Adriático, Cáspio, Negro e Norte;
e) Tirreno, Negro, Jônio, Báltico e Branco.


07. (PUC - RJ) O homem, mesmo com todo o aparato científico do fim do século, ainda conhece pouco as questões de equilíbrio ambiental e as controla ainda menos. Se, na África, cientistas afirmam que o Saara reduziu de tamanho, na Ásia Central aumenta o secamento da:

a) Sibéria Oriental
b) bacia do Mar de Aral
c) bacia do Rio Obi
d) região das estepes em torno do Mar Negro
e) região oriental dos Montes Urais


08. (UnB)
I.   Existiam dois tipos de estabelecimentos rurais na ex-União Soviética: as fazendas cooperativas
(kolkhozes) e as fazendas estatais (sovkhozes).

II.  A maior parte da ex-URSS fica em latitudes muito elevadas: metade de seu território encontra-se ao
norte do Círculo Polar Ártico.

III. O Cáucaso é uma região que se industrializa graças às jazidas de petróleo, carvão e manganês.

Estão corretas:

a) todas
b) nenhuma
c) apenas I
d) apenas II
e) apenas I e III

    
09. A ex-URSS apresenta em seu território alguns problemas. São dificuldades encontradas neste país, exceto:

a) saídas fáceis para oceanos, livres do gelo durante todo o ano e próximas dos grandes centros industriais;
b) climas rigorosos (sobretudo no inverno) em larga parte do território;
c) grandes montanhas na fronteira meridional;
d) presença de áreas áridas;
e) congelamento de muitos rios, o que dificulta o aproveitamento hidrelétrico em algumas regiões.


10. Dentre as características do desenvolvimento industrial da ex-URSS, podemos destacar:

a) a inexistência de qualquer planificação;
b) o crescimento relativamente lento da produção industrial;
c) o predomínio das indústrias de equipamento;
d) o predomínio da mão-de-obra feminina;
e) a predominância das indústrias de consumo.



Resolução:

01. - Porque, devido à sucessão presidencial no país, havia possibilidade de os consumistas retornarem ao poder.
      - Desestruturação de sua economia, perda da influência da ação do Estado no equacionamento de problemas mais urgentes, como o desemprego e o desparelhamento da indústria.
      -  Além do desemprego, a falta de habitação, a fome, o caos na saúde e na educação, tudo isso somado a distúrbios de ordem política e à criminalidade crescente.


02.
Porque se a região obtiver a independência outras regiões passarão a reivindicar o mesmo status. Pastoreio nômade, petróleo e agricultura (algodão e frutas)

03. O governo das atuais repúblicas que integravam a ex-URSS não possui controle total sobre os antigos armamentos soviéticos e, através do tráfico internacional de armas, eles podem chegar a países periféricos ou a grupos terroristas em todo o mundo.

04. Manter o corpo científico da Rússia em atividades pacíficas, evitando que esta migre para países onde potencialmente poderiam auxiliar na produção de armamentos.

05. A Rússia vive uma séria crise econômica, agravada pela transição da economia socialista para a capitalista. A URSS era uma superpotência enquanto a Rússia tenta se firmar no sistema capitalista e se aproximar do mundo ocidental europeu.
06. B 07. B 08. E 09. A 10. C



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.