sábado, 18 de agosto de 2012

Exercícios de - energia

JOGO AQUI
Exercícios de Geografia - energia
Questões objetivas

1) Canadá, China, Brasil, Estados Unidos e Rússia são os cinco maiores produtores mundiais de hidroeletricidade. As características que são comuns a esses cinco países são:
I - Elevada extensão territorial.
II - Elevadas populações absolutas.
III - Elevadas densidades populacionais na totalidade de seus territórios.
IV - Presença de desníveis topográficos em seus territórios, compreendendo planaltos e planícies.
V - Existência de importantes bacias hidrográficas.
A alternativa que contém corretamente as características é:
a) I, II e III
b) I, II e V.
c) II, III e IV
d) III, IV e V.
e) I, IV e V.

Resposta correta: E

 Os países com maior dimensão territorial são respectivamente: Rússia, Canadá, China, Estados Unidos (considerando as porções territoriais descontínuas) e o Brasil. Dentre esses se destacam a China como o país mais populoso do mundo, os Estados Unidos com a terceira maior população mundial e o Brasil com a quinta maior. Todavia, a Rússia apresenta a oitava maior população e o Canadá a trigésima sexta.  Esses países, apesar de apresentarem grande dimensão territorial, possuem áreas que se configuram como vazios demográficos tendo em vista a presença nessas, de condições adversas colocadas pelo relevo, clima ou mesmo pela vegetação. Todas essas nações apresentam uma topografia favorável à existência de rios caudalosos e à formação de grandes bacias hidrográficas.

2) O petróleo é a principal fonte de energia do planeta, da qual depende grande parte da produção industrial mundial. É um recurso não renovável que ocorre somente em locais que apresentam condições naturais específicas, e, por esse motivo, há grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para avaliação e exploração de novas áreas produtoras, bem como ações geopolíticas, como a recente ocupação do Iraque pelos EUA.
Pode-se afirmar que são condições naturais necessárias à formação de jazidas petrolíferas:
I - a decomposição de matéria orgânica e de detritos inorgânicos em bacia de sedimentação marinha.
II - a existência de rochas porosas e permeáveis para migração e armazenamento capeadas por rochas impermeáveis.
III - o contato entre duas placas tectônicas convergentes.
IV - o metamorfismo de rochas sedimentares, que transformam, sob aumento de temperatura e pressão, fósseis marinhos em óleo.

Dentre as alternativas acima, estão CORRETAS apenas:

a) I e II
b) II, III e IV
c) I e IV
d) II e IV
e) I, II e IV

Resposta correta: D
O Petróleo é formado por meio do processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra. Para a sua formação, inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do petróleo e este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias, além disso, o material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos e a matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos. A maioria dos compostos identificados no petróleo é de origem orgânica, mas até que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais. O ambiente marinho reúne tais condições. No ambiente marinho é a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica. Os mares rasos também podem receber um grande aporte de matéria orgânica. Embora semelhante ao carvão quanto à composição (hidrocarboneto) o petróleo possui certas características especiais: por ser fluido pode migrar para a além de sua fonte geradora e acumular-se em estruturas sedimentares. O Petróleo ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas e a sua formação não esta relacionada às regiões de contato de placas tectônicas.


3) A preocupação ambiental e a crise que atinge o setor energético convencional incentivam as pesquisas das fontes alternativas tais como: a biomassa, as energias eólica e solar.Com relação ao biodiesel, é correto afirmar que se trata de:
a) um combustível inorgânico de grande poder energético, obtido a partir da mistura de óleos minerais.
b) uma combinação de óleos refinados da mamona e da soja para emprego como combustível em usinas termoelétricas.
c) um produto resultante da combinação de óleos, vegetais ou animais e álcool com poder energético suficiente para propulsão automotiva.
d) uma mistura de álcool, diesel, óleo vegetal e gasolina com enorme poder explosivo, para ser empregado na combustão em motores diesel.
e) uma mistura de bagaço de cana-de-açúcar com diferentes óleos de origem animal e vegetal, que é utilizada como combustível em veículos automotivos.

Resposta correta: C

O biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador. O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.


4) O vento pode suprir as necessidades energéticas do mundo, segundo estudo publicado hoje na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)". A notícia é um bom presságio para os defensores das fontes limpas de energia. A matriz eólica, como a solar, suscita esperanças na luta contra o aquecimento global. No Brasil, se os cálculos do estudo estiverem certos, só os aerogeradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no País. Para os aerogeradores marítimos, a proporção seria de cerca de três vezes as necessidades brasileiras. O Estado de S. Paulo 23/06/2009.
 As fontes alternativas de energia têm ganhado cada vez mais espaço e incentivo, por intermédio das políticas nacionais e pela realização de tratados internacionais, tendo em vista aos prejuízos ocasionados por algumas fontes de energia denominadas de não limpas. Assinale a alternativa que mencione respectivamente uma fonte de energia não limpa, uma limpa e um tratado/ convenção ou protocolo realizado com o intuito de sanar questões ambientais.
a)    Lenha, carvão, Protocolo de Montreal.
b)    Petróleo, xisto betuminoso, Protocolo de Kyoto.
c)    Petróleo, geotérmica, Rio + 10.
d)    Carvão, solar, Tratado de Madri.
e)    Solar, Carvão, Eco-92.
Questão correta: C
As alternativas que apresentam respectivamente uma fonte de energia não limpa, uma limpa e um tratado/convenção ou protocolo são C e D, contudo, a letra D cita o Tratado de Madri, o qual não se refere a uma convenção com finalidades exclusivamente ambientais, mas sim faz parte do processo de integração econômico-político ambicionado pela União Européia.

5) “A Venezuela concordou em exportar petróleo para o Irã, o que está sendo visto como um sinal da crescente proximidade entre dois dos maiores críticos abertos dos Estados Unidos. Segundo a imprensa iraniana, ao final de uma visita de dois dias ao Irã, o presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que seu país deve fornecer 20 mil barris de petróleo por dia ao novo parceiro, em um acordo da ordem de US$ 800 milhões.
Essa quantia será depositada em um fundo estabelecido no Irã e será usada para financiar a compra de maquinários e tecnologia do Irã, teria dito Chávez à imprensa local.
O Irã é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, mas não dispõe internamente de suficientes recursos de refinamento
”.
                                                                                                              
BBC Brasil 07/09/2009

Além do discurso anti-estadunidense compartilhado entre Venezuela e Irã, esses países também fazem parte de um cartel criado no ano de 1960 com o objetivo de unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da atividade e controlando os preços e o volume de produção com a finalidade de estabeler pressões no mercado. Assinale respectivamente a alternativa que destaca o nome desse cartel, o nome daquele que se formou somente por países árabes e em qual crise econômica esses estiveram envolvidos.

a)    ASEAN, OPEP, crise de 29.
b)    OPEP, OPAEP, crise do petróleo.
c)    OCDE, OPAEP, crise dos mísseis.
d)    OPAEP, OPEP, crise do petróleo.
e)    OEA, OPAEP, crise creditícia.
Questão correta: B
A única alternativa que apresenta respectivamente o nome do cartel formado em 1960 (Organização dos países exportadores de petróleo) , do cartel formado apenas por países árabes (Organização dos Países árabes exportadores de petróleo), bem como da crise gerada pelo aumento acentuado do preço do petróleo (crise do petróleo ou também denominado de choques do petróleo) é a alternativa B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.