sábado, 24 de setembro de 2011

Atividades sobre: Sociedade, estado e nação.

Horizontais

1.     MUDAM—Entre a sociedade humana e as sociedades  formadas pelos demais seres vivos há uma diferença fundamental: as sociedades dos seres vivos praticamente não _______.
3.     ARTIFICIAL—As fronteiras podem ser definidas por um rio, um lago, uma cadeia montanhosa ou por um marco ________.
9.     SOCIEDADE—Um agrupamento de indivíduos que vivem num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras.
11.   PÓLIS—Cidade em grego.
15.   GUERRAS—Uma das causas que pode altera as fronteiras são as ________
16.   ESPAÇO—A sociedade humana varia no tempo e no ___________.
17.   POVO—São grupos de pessoas que falam a mesma  língua e possuem as mesmas tradições.
18.   FRONTEIRAS—Marcam os limites da soberania de cada Estado-nação
19.   CIGANOS—Alguns povos são nômades, como alguns ___________, que se deslocam  e não possuem residência fixa.

Verticais

2.     MUNICIPAL—Um nível de governo
4.     HUMANA—Em geografia, nosso interesse é a sociedade  ________, pois é ela que modifica profundamente  a natureza e constrói o espaço geográfico.
5.     SEDENTÁRIOS—Alguns povos ___________, isto é, que possuem área fixa de moradia, não possuem território próprio e vivem dentro de um país que é formado por outro povo.
6.     PESSOAS—O Estado passou a exercer um grande controle sobre as _______.
7.     DOCUMENTOS—cada cidadão tem a obrigação de tirar um grande número de __________ (certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista etc.);
8.     ESTADO—___________ é o conjunto das instituições que formam a organização político-administrativa de uma nação.
10.   INGLATERRA—A sociedade moderna ou industrial surgiu  na _________, espalhou-se pela Europa e depois pelo mundo.
11.   PAÍS—_______é o território de uma nação, delimitado  por fronteiras, que determinam a validade da organização política, social e cultural.
12.   FORÇAS ARMADAS—É também importante na formação do Estado a defesa do território contra inimigos estrangeiros. É necessária a organização das_______________.
13.   JUDICIÁRIO—Uma das características mais importantes  de um Estado democrático é a divisão de poderes em Executivo, Legislativo e _______.
14.   NAÇÃO—É o mesmo que povo, isto é, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, que possuem um território com governo  e leis próprias, só eque tem um sentido mais amplo, uma indentidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.