Visitantes

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Atividades sobre capitalismo - http://georuyzao.blogspot.com/2010/05/exercicios-sobre-capitalismo.html

1- À medida que avança a globalização da economia internacional, o mundo se torna cada vez mais competitivo, demonstrando o interesse das potências no enriquecimento e a exploração ampla sobre os países periféricos.
Com base no sistema capitalista e suas características gerais, responda as características abaixo:
a) Explique o que vem a ser mobilidade social.
b) Determine o que vem ser livre iniciativa e dê exemplos.

RESPOSTA:
a) Mobilidade Social: é a possibilidade de um indivíduo mudar de classe social e econômica, ou seja, a possibilidade do pobre ficar rico e do rico ficar pobre.
b) Livre Iniciativa: é um mecanismo de mercado que determina que boas idéias, pode gerar novos produtos, novas formas de investimento, novas tecnologias, gerando a possibilidade de modernização e ganho econômico.



2- A primeira grande fase do sistema capitalista foi o capitalismo comercial, que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII. Essa fase foi marcada geopoliticamente (estratégia espacial) pelo Pacto Colonial e o Mercantilismo.

-Explique como ocorria o Pacto Colonial e quais foram as regiões beneficiadas e prejudicadas por esse acordo.
RESPOSTA:
O Pacto colonial era marcado pela política do mercantilismo, na qual o papel da metrópole era explorar os recursos da Colônia, e essa servia exclusivamente para ser explorada. O continente europeu se beneficiou e áreas da América, África e Ásia foram exploradas.

3- Sobre o sistema capitalista, analise as alternativas abaixo, destacando a alternativa correta:
a) A propriedade pertence ao Estado.
b) Só existe um partido- monopartidarismo.
c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários.
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar.
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.
LETRA E

04- Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente:
a) industrial, financeiro e comercial
b) comercial, industrial e financeiro
c) liberal, industrial e comercial
d) financeiro, imperialista e comercial
LETRA B
 05- No capitalismo financeiro o mercado passa a ser:
a) liberal
b) imperialista
c) oligopolizado
d) colonial
 LETRA C
Some as alternativas corretas e dê o ressultado indicando quais as corretas:

06- (UEM – Inverno 2008) É correto afirmar que acompanham ou são conseqüências da atual fase de internacionalização da economia os seguintes fenômenos:
01) a reestruturação produtiva, que se refere ao conjunto das transformações que ocorreu nas tecnologias e nas relações de produção, causando, entre outros, o desaparecimento de algumas profissões e o desemprego estrutural.
02) o acirramento da competição tecnológica, que tem reordenado o padrão de acumulação capitalista e gerado grandes corporações globais, por meio de fusões de empresas que operam em um determinado setor econômico.
04) a alta rotatividade da mão-de-obra e formas mais flexíveis e precárias de contrato entre empregadores e empregados.
08) o fortalecimento das organizações sindicais, que têm assumido papel decisivo no conteúdo das mudanças em curso no mundo do trabalho.
16) o afrouxamento das leis contra imigração, já que os países mais ricos necessitam da mão-de-obra originária dos países que estão em uma posição econômica subordinada.
Resposta: 07  Corretas: 01-02-04

07- (UEM – Inverno 2008) Sobre as relações produtivas desenvolvidas por diferentes grupos sociais ao longo da história, assinale o que for correto.
01) Nas sociedades tribais, o trabalho humano está relacionado apenas à satisfação das necessidades básicas do homem, como, por exemplo, garantir a alimentação e o abrigo. Por isso, nesses casos, os processos de trabalho não geram relações propriamente sociais.
02) Segundo muitos autores, para alcançar a sua subsistência, nem todos os grupos humanos viveram de atividades produtivas, como ocorreu historicamente nas sociedades de pescadores, de coletores e de caçadores.
04) Alguns antropólogos afirmam que grupos indígenas, como os ianomâmis, podem ser considerados “sociedades de abundância”, pois dedicam poucas horas diárias às atividades produtivas, mas, apesar disso, têm suas necessidades materiais satisfeitas. Tais necessidades não são crescentes, como ocorre nas sociedades capitalistas.
08) Na sociedade feudal, a terra era o principal meio de produção, porém os direitos sobre ela pertenciam aos senhores. Os camponeses e os servos nunca podiam decidir o que produzir, para quem e quando trocar o fruto do seu trabalho.
16) O modo de produção escravista colonial que ocorreu no Brasil tinha as seguintes características principais: economia voltada para o mercado externo baseada no latifúndio, troca de matérias-primas por produtos manufaturados da metrópole e fraco controle da colônia sobre a comercialização.
Resposta: 20  Corretas: 04-16


08- (UEM – Inverno 2008) Considerando que a produção e a circulação de bens e de serviços são o resultado da combinação de trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção, assinale o que for correto.
01) Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.
02) Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital.
04) As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho, pois não produzem riqueza material.
08) No modo de produção asiático, os escravos e os camponeses entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido igualmente por toda a população.
16) A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais.
Resposta: 19  Corretas: 01-02-16

09- (UEM – verão 2008) A respeito da organização do processo produtivo na economia capitalista no período pós Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) A concentração espacial das distintas etapas do processo produtivo, o forte controle sobre elas e a acentuada hierarquização das funções constituem características do denominado modelo fordista.
02) Pode-se dizer que o toyotismo foi uma resposta à crise da economia capitalista mundial manifesta na década de 1970. Ele se caracterizou, entre outros fatores, pela exigência de maior versatilidade dos trabalhadores para o desempenho das funções.
04) O período em que vigorou hegemonicamente o modelo fordista foi acompanhado pela expansão dos serviços públicos. Nos países de capitalismo central, essa expansão produziu o denominado Estado de bem estar social.
08) O fordismo caracterizou-se por métodos que procuraram fazer que os próprios operários internalizassem a disciplina de trabalho necessária para a acumulação capitalista. Assim, dispensou a necessidade de várias funções intermediárias do processo produtivo.
16) Embora distintos, o fordismo e o toyotismo coincidiram, igualmente, com períodos de enfraquecimento das organizações sindicais dos trabalhadores.
Resposta: 07        Corretas: 01-02-04

10- (UEL – 2004) “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.” (SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.)
No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.
a) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado.
b) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.
c) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.
d) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira.
e) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.
Resposta: E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares