sábado, 20 de fevereiro de 2010

Por que o Amazonas é o maior rio do planeta? - CH das crianças

Mais longo do que o Nilo, Amazonas tem 6.992 quilômetros de extensão.



O mais longo rio do mundo. Assim costuma ser apresentado o rio Nilo. O Amazonas, por sua vez, geralmente é definido como o maior rio em volume de água transportada do planeta. Você sabia, porém, que, recentemente, mostrou-se que o Amazonas – e não o Nilo – deveria ficar com o título de “o mais longo rio da Terra”?


Um método desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é o responsável por essa novidade. Por meio dele, são usadas imagens de satélites de observação da Terra para mapear e medir o nosso planeta e suas feições. Os cientistas interpretam as imagens diretamente na tela do computador e esse equipamento fornece medidas precisas, que são analisadas pelos pesquisadores.



Diante de imagens dos rios Nilo e Amazonas, os cientistas verificaram que os dois são mais longos do que se acreditava até então. Aprendemos na escola, por exemplo, que o rio Nilo nasce nas Cataratas de Victória, na região central da África. As imagens de satélite revelaram, no entanto, que o rio Nilo tem nascentes que estão além das Cataratas de Victória e, portanto, bem mais distantes do ponto em que o Nilo deságua no mar, o que aumenta o seu comprimento.

Com relação ao rio Amazonas, a história é parecida: aprendemos, nos livros da escola, que sua origem estaria em território peruano, já que suas nascentes seguiriam pelo chamado Vale do rio Maranon, localizado neste país. Os pesquisadores do INPE notaram, porém, que o rio Amazonas tem outras nascentes no Peru, mais precisamente no Vale do rio Apurimac. Essas nascentes – que são mais longas do que as do Vale do rio Maranon em, pelo menos, 300 quilômetros – seriam a verdadeira origem do rio Amazonas, que corta o Norte do Brasil.


Com todas essas novidades em mãos, os pesquisadores do INPE aplicaram o método de medição que haviam criado. Eles analisaram tanto o rio Nilo quanto o rio Amazonas desde as suas nascentes até a sua foz, o ponto em que eles deságuam no mar. Os resultados indicaram que, seguindo os cursos mais longos de ambos os rios que foram identificados – e não aqueles que transportam mais água –, o rio Amazonas mede 6.992 quilômetros, enquanto o rio Nilo, 6.852. Assim sendo, o Amazonas seria o mais extenso rio do nosso planeta.


No momento, cientistas de vários países estão analisando e discutindo as novas informações que surgiram com o trabalho do INPE. De qualquer forma, a boa notícia é que o Brasil, junto com o Peru, pode ter, sim, o rio mais longo do planeta.


Paulo Roberto Martini

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.