sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Petróleo é uma das prioridades de integração entre Argentina e Brasil - Folha de SP

da Efe, em Buenos Aires

O petróleo e o gás serão os setores industriais que estarão no foco da primeira etapa de trabalho do processo de integração produtiva entre Argentina e Brasil, acordaram nesta sexta-feira funcionários de ambos os países reunidos em Buenos Aires.

Nesta fase, os governos dos dois países incluíram oito setores industriais de atividades estratégicas, como o petróleo e o gás, autopeças, aeronáutica e maquinaria.

Além disso, esta primeira fase é integrada por setores "sensíveis", como madeira e móveis, linha branca (frigoríficos, fogões e lavadoras), vinhos e lácteos, explicou o Ministério argentino de Indústria em comunicado.

A reunião, liderada pelo secretário argentino da Indústria e Comércio, Eduardo Bianchi, com o colega brasileiro da secretaria de Comércio Exterior, Welber Barral, permitiu uma agenda comum.

Estas reuniões seguem ao já previsto pela ministra argentina de Indústria e Turismo, Débora Giorgi, e seu colega brasileiro, Miguel Jorge, no encontro que mantiveram os primeiros dias deste mês em Buenos Aires, no qual concordaram na necessidade de acelerar o trabalho conjunto para desenvolver uma "real integração produtiva".

Ao término do encontro de hoje, Bianchi afirmou que a integração produtiva "não é um tema novo na agenda bilateral", mas destacou que avançou "como nunca antes para conseguir que alcançar questões palpáveis" para os setores produtivos de ambas as nações.

Barral, por sua vez, afirmou que estão "decididos a avançar com fatos e isso é um dado promissor para os países".

A agenda comum que estabeleceram nestas reuniões inclui reuniões dos Governos com as câmaras empresariais dos dois países, "para divulgar o leque de oportunidades que se abre a partir do aprofundamento de políticas que permitam a integração produtiva".

Os funcionários voltarão a se reunir em meados de março, em um encontro que coincidirá com uma nova reunião da Comissão de Monitoração de Comércio, que será realizada antes da chegada à Argentina do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para os últimos dias do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.