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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Atividades / questões sobre vias de transporte no Brasil

1 - A matriz de transporte é o conjunto de estruturas de transporte de um país. Em qual estrutura está calcada a matriz de transporte brasileira? Por quê?
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Hidrovias, que aproveitam o grande número de rios navegáveis do país.
Rodovias, construídas para incentivar os investimentos de montadoras de veículos estrangeiras no país.
Ferrovias, construídas na época de ouro do café para levar o produto em direção aos portos, rumo à exportação.
Aviões, priorizados pelo governo federal para fortalecer a Embraer, considerada uma empresa estratégica para o país.

2 - Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, em 2004, o Brasil gastou 17% de seu Produto Interno Bruto (PIB) com custos de logística (transporte e armazenagem de produtos). Indique a alternativa que aponta a influência das estruturas de transporte brasileiras nos altos custos de logística do país.
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Falta de investimentos nos portos brasileiros, que obriga empresários a escoar seus produtos principalmente por meio de aviões,
Pequena malha ferroviária, que obriga produtores a optar pelo transporte rodoviário, mais caro do que o transporte sobre trilhos.
Falta de mapeamento de rios, que faz com que cargas se percam devido a acidentes com barcos.
Diminuição do número de voos de companhias aéreas brasileiras, levando produtores a recorrer a empresas estrangeiras.

3 - Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a movimentação de cargas no Porto de Santos deve triplicar entre 2010 e 2024. Qual alternativa não aponta um investimento necessário para dar conta do aumento de demanda no porto?
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Construção de novos terminais e atracadouros.
Novas obras de drenagem.
Construção de novas linhas ferroviárias para facilitar a chegada e saída de mercadorias.
Construção de mais navios para exportação de produtos.

4 - No fim de 2006, o país passou por um grande "apagão aéreo", quando funcionários do setor retardaram as operações nos aeroportos, por conta de reivindicações trabalhistas. Centenas de voos foram cancelados e milhares de passageiros sofreram com os atrasos e remarcações. Qual alternativa aponta uma das ações mais urgentes para evitar um novo caos aéreo?
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Construção de mais aviões.
Melhor qualificação de pilotos e comissários de bordo.
Maior fiscalização na venda de passagens aéreas.
Construção de novos aeroportos e ampliação dos aeroportos existentes.
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5 - Apesar de o Brasil possuir grandes bacias hidrográficas, somente 13% do transporte de carga no país em 2005 foi realizado por meio de hidrovias. Indique a principal vantagem do transporte hidroviário, que o transforma em um dos mais econômicos.
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Taxas reduzidas para o transporte de mercadorias.
Capacidade de levar grandes quantidades de produtos, devido ao tamanho dos barcos.
Necessidade de manutenção das hidrovias quase inexistente.
Capacidade de alcançar lugares remotos, aumentando o alcance das mercadorias.
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6 - Transporte dutoviário é aquele no qual o produto se desloca por meio de tubos ou dutos e geralmente é usado para transportar petróleo e gás natural. Indique a alternativa que não traz uma vantagem desse tipo de transporte.
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Baixos custos de transporte para grandes volumes de produto.
Necessidade de mão-de-obra pouco especializada.
Capacidade de atravessar terrenos muito difíceis.
Transporte não é afetado devido a alterações climáticas.
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7  - Quais são os motivos que fazem com que as rodovias sejam um dos modos mais desvantajosos de se transportar produtos?
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Alto custo de manutenção de veículos e estradas e gastos com combustível e pedágios.
Taxas mais caras do que as cobrados para trafegar em hidrovias.
Dificuldade de acesso, por conta do pequeno número de estradas construídas.
Baixa oferta de caminhões de carga e falta de peças de reposição para veículos danificados.
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8 - As primeiras ferrovias do Brasil foram construídas no século XIX com o objetivo de escoar a produção agrícola e os minérios extraídos no país. O transporte ferroviário atingiu seu auge no início do século XX, mas a partir dos anos 1950 começou sua decadência e hoje transporta apenas 25% da carga do país. Qual foi o principal motivo dessa decadência?
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Falta de investimentos do governo devido à crise após a Segunda Guerra Mundial.
Construção de rodovias em todo o país, incentivada pela política desenvolvimentista dos anos 1950 e 1960.
Aumento do uso de hidrovias, devido à construção de barcos mais potentes.
Aumento do transporte por via aérea, devido à popularização do uso de aviões.
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9 - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal prevê uma série de obras para melhorar a infraestrutura do Brasil. Aponte a alternativa que não apresenta uma das ações planejadas para a área de transporte.
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Ampliação dos terminais dos principais aeroportos do país.
Construção e ampliação de ferrovias.
Construção e recuperação de rodovias.
Fechamento de portos marítimos ineficientes.

10 - Apesar de sua cara manutenção, o transporte rodoviário apresenta um diferencial em relação aos demais modos de transporte. Qual é esse diferencial?
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Não sofre influência das alterações climáticas
Tem um baixo impacto ambiental
Permite alterações de rota com facilidade
Não é obrigado a pagar nenhum tipo de taxa ou imposto
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Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/simulado-atualidades-matriz-transporte-brasil-641089.shtml?rs=p0uA2NvrPp1uA2NvrPp2uA1NvrPp3uA4NvrPp4uA3NvrPp5uA2NvrPp6uA1NvrPp7uA2NvrPp8uA4NvrPp9uA3NvrP&pn=Lstp

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