quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Incêndios e seca levam Rússia a suspender exportação de grãos - BBC

Incêndio próximo a campo de trigo
A Rússia luta para apagar cerca de 600 incêndios no país
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira que a Rússia vai suspender as exportações de grãos até o final do ano devido à seca e aos incêndios que vem atingindo o país.
A Rússia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, centeio e cevada, e exporta os grãos principalmente para o Oriente Médio. No ano passado, 25% da sua produção foi vendida para o exterior.
Acredita-se que a onda de calor e os incêndios das últimas cinco semanas na Rússia possam reduzir as colheitas deste ano em até 30% no país, e o governo diz que quer manter a oferta e o preço do produto estável para a população.
A proibição valerá entre os dias 15 de agosto e 31 de dezembro.
Preço
Putin disse que as reservas de grãos russas seriam enviadas para as regiões mais afetadas e pediu a países vizinhos que também exportam grãos, como Cazaquistão e Belarus, que adotem medidas semelhantes.
O governo russo luta para conter quase 600 incêndios que já mataram pelo menos 50 pessoas.
O anúncio de Moscou levou o preço do trigo à sua maior cotação em 23 meses, embora analistas digam que exista um excesso do produto no mercado, após colheitas recordes em 2008 e 2009 nos Estados Unidos, o maior produtor mundial.
Os analistas afirmam que o preço do trigo deve subir levemente nos mercados internacionais antes de sofrer nova queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.