domingo, 24 de agosto de 2025

A comunicação no mundo globalizado - Jogos, atividades e apresentações

 JOGOS

ATIVIDADES


APRESENTAÇÕES

sábado, 23 de agosto de 2025

Questões sobre o Texto: Ativismo Digital da Juventude

 Questões sobre o Texto: Ativismo Digital da Juventude

1) A cultura jovem tornou-se uma matriz de resistência a qual processo?

  • a) Urbanização

  • b) Padronização global

  • c) Globalização política

  • d) Industrialização

2) Muitos jovens das áreas periféricas se transformaram em:

  • a) Consumidores passivos

  • b) Ativistas digitais

  • c) Empresários

  • d) Políticos tradicionais

3) Qual o objetivo dos jovens ativistas digitais?

  • a) Valorizar a padronização

  • b) Reverter a imagem negativa de seus bairros

  • c) Impedir o consumo

  • d) Reforçar estereótipos

4) Os movimentos culturais juvenis estão centrados principalmente em:

  • a) Música, lazer e consumo

  • b) Política partidária

  • c) Agricultura

  • d) Trabalho formal

5) Nas décadas de 1970 e 1980, a cultura jovem sofreu grandes transformações devido a:

  • a) Expansão da sociedade de consumo e globalização da economia

  • b) Mudanças climáticas

  • c) Avanço tecnológico

  • d) Industrialização pesada

6) Qual foi a forma encontrada pelos jovens das periferias para se inserir na sociedade?

  • a) Criar novas tribos urbanas

  • b) Organizar sindicatos

  • c) Migrar para grandes cidades

  • d) Abandonar tradições

7) As tribos urbanas se caracterizam por:

  • a) Roupas e adereços característicos

  • b) Adoção de tecnologias antigas

  • c) Isolamento social

  • d) Imitação de padrões globais

8) A busca por ser diferente e provocar contrastes mobiliza quais grupos?

  • a) Clubes esportivos

  • b) Punk, hip-hop e ritmos eletrônicos

  • c) Música clássica

  • d) Jazz e blues

9) Atualmente, qual papel as mídias sociais desempenham para os jovens?

  • a) Restringir os contatos sociais

  • b) Ampliar possibilidades de troca cultural

  • c) Substituir espaços físicos

  • d) Criar isolamento digital

10) O universo virtual substituiu completamente os espaços físicos de encontro?

  • a) Sim

  • b) Não

  • c) Em parte, mas em declínio

  • d) Totalmente

11) Quais são exemplos de espaços concretos de vivência cultural juvenil?

  • a) Shoppings e ruas comerciais

  • b) Centros culturais, praças e ruas

  • c) Igrejas e escolas

  • d) Apenas casas noturnas

12) Espaços de consumo podem ser ressignificados. Quais exemplos são se pode citar?

  • a) Mercados municipais e hospitais

  • b) Feiras, shopping centers e ruas comerciais

  • c) Parques e zoológicos

  • d) Estádios e arenas

13) Qual é a importância do contato direto entre os jovens?

  • a) Favorece ganhos culturais

  • b) Garante isolamento

  • c) Reforça desigualdades

  • d) Evita consumo

14) O que continua atraindo os jovens para os encontros em espaços comerciais?

  • a) O preço dos produtos

  • b) Possibilidade de experimentar e observar

  • c) Facilidade de compras online

  • d) A propaganda

15) Qual a principal consequência dos encontros juvenis, mesmo mediados pelo consumo?

  • a) Reforço do consumo

  • b) Ganhos culturais

  • c) Aumento da violência

  • d) Isolamento social

Gabarito

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