quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ilhas Galápagos em imagens - PPT

BBC Brasil - download de Vídeos - Confira os números da guerra contra o tráfico no México em mp4


9 questões sobre relevo - vestibular


IFG

1 –













A partir da interpretação do trecho de uma carta topográfica apresentado, assinale a única afirmação incorreta.
a) A margem esquerda do rio R é mais acidentada que a margem direita.
b) A distância real entre X e Y é de 2,5 Km.
c) As menores altitudes estão na margem direta do rio.
d) O ponto Y está localizado na região mais alta desta carta.
e) A região X é a região mais propicia à prática da agricultura mecanizada.

2 - Com base na figura a seguir, identifique as feições topográficas orientadas pelas direções cardeais e colaterais.








a) Terreno aplainado a noroeste e íngreme a sudoeste e leste.
b) Terreno íngreme a nordeste e aplainado a oeste e leste.
c) Terreno íngreme a oeste e leste e aplainado ao norte.
d) Terreno aplainado ao norte e íngreme ao noroeste e sudeste.
e) Terreno íngreme a sudeste e sudoeste e aplainado a nordeste.


IFMT
3 - “A erosão acelerada não é uma coisa nova, ela acompanha a agricultura desde o seu início, há 4.000 ou 5.000 anos a.C., nos vales do Eufrates, Tigre e Nilo, onde, presume-se, tenha sido o berço da agricultura.” (CONCIANI, Wilson. Processos erosivos: conceitos e ações de controle. Cuiabá: Editora Cefet-MT, 2008. p. 11.)
Mesmo que a erosão seja um acontecimento antigo, como citado acima, o tema é sempre atual, trazendo muitos
transtornos para as zonas rural e urbana. Sobre a erosão, suas causas e consequências, é correto afirmar que:
a) é caracterizada pela destruição e transformação de rochas pela ação de agentes que modelam a superfície terrestre, através dos fatores endógenos (clima, rios, correntes marítimas, enxurradas) e de fatores exógenos
(animais, homens e vulcanismos).
b) nas encostas, as águas superficiais escorrem e formam as ravinas ou voçorocas com sulcos laterais inclinados, entretanto só provocam efeitos na superfície dos solos e são facilmente controladas pela ação antrópica.
c) é parte do processo de degradação do solo, provocando o acúmulo de metais pesados, lixiviação e diminuição de nutrientes; só ocorre com a intervenção do homem, tornando-se um dos mais sérios problemas ecológicos do planeta.
d) a ação do intemperismo físico e químico e das cheias e inundações compensam o material retirado pela erosão, com formações de cordões arenosos e praias nos rios e no litoral.
e) a ação da água como agente de erosão depende da quantidade que cai sobre o solo e da maior ou menor capacidade de infiltração que este solo oferece. A erosão provocada pelo escoamento superficial recebe o nome de erosão laminar ou em lençol.

4 - “[...] Nas amplas depressões e áreas abaciadas, a exemplo do Pantanal, a predominância de solos com características hidromórficas implica em dificuldades para a atividade agrícola, mas favorece a proliferação de pastagens nativas e, consequentemente, a sustentação da pecuária extensiva. Já as áreas em que há predomínio de solos com elevada fertilidade natural, a exemplo dos Luvissolos, são intensamente utilizadas com policulturas de arroz, feijão, café, algodão, hortaliças, cana-de-açúcar e pastagens [...].
(MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina de Souza. A importância dos solos na evolução e expansão
ocupacional de Mato Grosso. Texto complementar. In: _____. (Orgs.). Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. p. 235).

Com base no assunto pertinente ao texto, assinale a afirmativa correta:
a) Os elementos da natureza devem ser levados em consideração no processo de produção dos espaços, sob dois principais aspectos: a potencialidade dos recursos naturais e a fragilidade dos ambientes naturais. Assim, o planejamento ambiental articula-se convergentemente com o princípio de sustentabilidade.
b) A morfologia da superfície terrestre apresenta grandes variações de fisionomias, geralmente denominadas relevo. Entretanto, não há relação de interdependência entre formas de relevo, tipos de rochas e solos.
c) Até meados do século XX, terras boas eram aquelas que apresentavam relevos planos ou poucos inclinados, com solos cujas características físicas possibilitavam implementar com sucesso as práticas agrícolas; nas
últimas décadas, terras boas são aquelas que apresentam solos naturalmente férteis.
d) As planícies e o Pantanal do rio Paraguai localizam-se no Centro-Sul mato-grossense. As áreas de acumulação fluvial são modeladas em depósitos de sedimentos recentes. Algumas feições dessas áreas de acumulação recebem denominação regional, como, por exemplo, os “corixos”, que são pequenas elevações de terreno, também denominadas colinas.
e) Nos últimos 35 anos, grande parte do território mato-grossense encontra-se fortemente modificada pelas atividades humanas, em especial as áreas de planaltos e depressões, que apresentam relevos íngremes.

IFBA
5 - Borborema é uma unidade do relevo nordestino que se caracteriza por ser
A) uma bacia sedimentar localizada entre a Bahia e Sergipe.
B) uma extensa chapada formada no terciário, rica em minerais metálicos.
C) uma grande cuesta, localizada na porção setentrional do nordeste.
D) um planalto cristalino que separa o nordeste úmido do nordeste seco.
E) um dobramento moderno ainda em processo de formação.

IFCE

6 - As terras emersas são constituídas, basicamente, por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Sobre bacias sedimentares, analise as
seguintes afirmativas.
I. Resultaram da solidificação do material magmático e de sua elevação à superfície.
II. Podem sofrer soerguimentos tectônicos, constituindo baixos planaltos ou platôs.
III. As mais antigas foram consolidadas ao longo das eras Paleozóica e Mesozóica.
IV. São constituídas por rochas metamórficas muito antigas, como os gnaisses.
As afirmações corretas são
A) apenas I e II
 B) I e III
C) II e III
D) III e IV
E) I, II e IV

UEPB

7 - Identifique as formas de relevo, associando-as as suas respectivas numerações do cartograma abaixo.






 
(   ) Dobramentos antigos, são escudos de consolidação mais recente que os primeiros núcleos de formação da crosta terrestre, às vezes, ainda afetados por forças tectônicas rápidas. Os melhores exemplos são os Montes Apalaches (EUA), Urais (Rússia) e as montanhas da Alemanha Central.
(   ) Escudos cristalinos de origem muito antiga, apresentam-se como baixos planaltos ou depressões. São os terrenos mais trabalhados pelo processo erosivo e os mais estáveis do ponto de vista tectônico. Como exemplos aparecem os escudos Brasileiro, Canadense e Australiano.
(   ) Bacias sedimentares que recobrem parcialmente as plataformas, formam espessos pacotes de rochas sedimentares depositadas ao longo das eras posteriores ao pré-cambriano. São exemplos as bacias dos rios Amazonas, Mississipi/Missouri e Colorado.
(   ) Dobramentos Modernos, são os terrenos mais recentes, elevados e instáveis. Localizam-se geralmente nas bordas dos continentes e sua gênese está relacionada à tectônica de placas, com destaque para as cordilheiras dos Andes, do Himalaia e Montanhas Rochosas. A seqüência correta das assertivas é:
a) 4 3 2 1
b) 2 3 4 1
c) 3 1 2 4
d) 1 4 3 2
e) 2 3 1 4

UFVJM

8 - A Cadeia do Espinhaço, representada neste mapa, é um conjunto de serras que se estende desde a região central de Minas Gerais até o interior da Bahia. O relevo montanhoso é uma de suas características marcantes, apresentando elevações que podem ultrapassar, muitas vezes, 1500 metros de altitude.

Com base no exposto e em seus conhecimentos sobre o assunto, ASSINALE
a alternativa INCORRETA.
A) O clima semi-árido predomina ao sul do Espinhaço, já que suas maiores elevações funcionam como barreiras naturais, impedindo que as massas de ar avancem sobre a região, interferindo no regime de chuvas.
B) A porção do Espinhaço, localizada na região central de Minas, destaca-se como área de transição de biomas, o cerrado na vertente oeste e a mata atlântica na vertente leste.
C) O Espinhaço é visto como uma área que sofre constantes ameaças ambientais devido às suas reconhecidas riquezas naturais.
D) As serras ao longo do Espinhaço abrigam nascentes de importantes rios, contribuindo para a drenagem de duas bacias hidrográficas, a do Leste e a do São Francisco.

UFTM

9 - Os 120 km de Altamira até a Reserva das Araras serão difíceis. É muito peso ladeira abaixo. A bike corre como um caminhão na banguela. Ladeira acima, o motor movido a
comida desidratada e muita água sobe devagarzinho. E há quem chame isso de Planície Amazônica! Só é planície pra quem anda de avião.
(Osvaldo Stella Martins. Projeto Transamazônica.)
Com base nos conhecimentos sobre o relevo e a vegetação do
Brasil, pode-se afirmar que o autor do texto está
(A) incorreto, pois a Planície Amazônica é constituída de planícies, depressões e planaltos sedimentares desgatados, cobertos pela densa vegetação da Floresta Amazônica.
(B) correto, pois as planícies são relevos esculpidos em bacias sedimentares, formando escarpas de serras e bordas de chapadas que diferenciam a mata de várzea da mata de
terra firme.
(C) incorreto, já que o termo planície refere-se apenas ao relevo do baixo curso do rio Amazonas, no qual predominam extensos manguezais nas amplas várzeas inundadas
diariamente pela maré.
(D) correto, pois a densa cobertura da Floresta Amazônica encobre um relevo diferenciado, no qual predominam as depressões, ficando a planície restrita aos terrenos próximos aos rios.
(E) incorreto, pois o termo Planície Amazônica refere-se ao grande domínio ecológico, ou seja, refere-se às características hidrográficas da região, onde predominam os rios com muitos meandros.

mais 7 questões sobre capitalismo e blocos econômicos


15 - UFVJM - Leia este trecho.
“O Brasil é o país dos Brics com os melhores indicadores de redução das desigualdades sociais, de acordo com a pesquisa "Os Emergentes dos Emergentes", divulgada hoje em São Paulo pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento apura que no Brasil a evolução dos indicadores
das classes sociais tem mostrado desempenho superior ao dos dados macroeconômicos”.
Fonte: Agência Estado de S.Paulo, 27/06/2011
Os países que compõe o grupo dos Brics são:
A) Brasil, Rússia, Chile, Suécia e Suíssa.
B) Brasil, Rússia, China, Indonésia e África do Sul.
C) Brasil, Ruanda, Chile, África e Suécia.
D) Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

16 - Graças à manutenção dos baixos salários nos países periféricos, as empresas transnacionais estão tentando reconstruir o sistema de divisão internacional do
trabalho mediante a deslocação para a periferia de parte crescente da atividade
industrial. Uma periferia semi-industrializada emerge assim sob a forma de um
espaço em que localizam atividades industriais controladas, em boa parte,
para o mercado desse espaço... A nova divisão internacional do trabalho permite
a essas empresas alcançar um de seus objetivos: abrir espaço para a industrialização
periférica no quadro da modernização.
Fonte: Celso Furtado – Introdução ao desenvolvimento – Adaptado
De acordo com o exposto, pode-se afirmar que
A) a modernização estrutural do modo de produção capitalista restringiu-se
aos países periféricos, onde se praticam baixos salários.
B) a evolução da divisão internacional do trabalho determinou importantes
modificações no espaço geográfico ao longo da história.
C) o espaço geográfico é imutável frente aos fatos históricos, mas subordina-
se aos fenômenos da natureza.
D) a divisão internacional do trabalho é uma característica imperialista do
séc. XIX, portanto não se aplica à modernização industrial.

17 - Uma das maiores transnacionais brasileiras e uma das maiores mineradoras do mundo, o grupo empresarial da Vale é composto por, pelo menos, 27 empresas coligadas, controladas
ou joint ventures, distribuídas em mais de 30 países,como Brasil, Angola, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Moçambique, Nova Caledônia e Peru, onde desenvolve atividades de prospecção e pesquisa mineral, mineração, operações industriais e logística.



















A partir da observação do mapa, da leitura do texto e de seus
conhecimentos geográficos, pode-se afirmar que:
(A) a Vale atua em todos os continentes, com exceção da Antártida.
(B) a Vale é uma empresa de capital exclusivamente brasileiro.
(C) por sua origem brasileira, a Vale evita atuações que superexplorem a mão de obra.
(D) o continente com o maior número de empreendimentos da empresa é a Oceania.
(E) a base principal das operações da Vale é o enriquecimento de urânio, em parceria com o Irã.

UFTM

18 - Quem participa do G20?
Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. No G8, estão Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os componentes do G20 são: Brasil, Argentina, México,
China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo Monetário Internacional
(FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também tomam assento nas reuniões do G20.
(http://veja.abril.br/idade/exclusicomvo/ perguntas_respostas/g20/g-20.shtml. Adaptado.)
Sobre a formação do G20, pode-se afirmar que
(A) é uma forma de reconhecimento à maior participação destes países em problemas regionais, substituindo os organismos internacionais tradicionais como a ONU, o FMI e, na esfera militar, a OTAN.
(B) foi produto das transformações políticas que ocorreram após o fim da Guerra Fria e xpressa a nova divisão do mundo por grandes áreas de civilização, das quais esses países são os principais representantes.
(C) expressa os resultados políticos das mudanças na divisão internacional do trabalho, pois a maior parte dos membros que se uniram ao G8 são países da semiperiferia industrializada.
(D) representa o crescimento da importância do comércio de commodities no mundo atual e a preocupação, por parte dos países ricos, de que a sua escassez possa gerar conflitos internacionais.
(E) reflete a nova divisão do mundo entre uma maioria industrializada e uma parcela de países exportadores de produtos primários excluídos das decisões econômicas mundiais.

19 - Leia os textos.

I. Até julho, os principais destinos do couro brasileiro foram a China e Hong Kong, ambos com US$ 217 milhões (36,87% de participação); Itália, com US$ 133,31 milhões (22,65% de participação); Estados Unidos, US$ 47,32 milhões (8%), Vietnã, com US$ 24,50 milhões (4,16%), México, US$ 19,96 milhões (3,4%) e Alemanha, com US$ 15,10 milhões (2,57%).
(www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=31518)

II. As importações mantêm sua trajetória de crescimento em 2008. No acumulado destes dez meses, entraram no país 34,1 milhões de pares de sapatos, 49,9% a mais em relação a janeiro a outubro do ano anterior. A China continua liderando o ranking dos principais fornecedores,
com 71,8% do total das importações e enviou para o Brasil 29,3 milhões de pares. O Vietnã ficou em segundo, com 15,9% de participação, com 1.8 milhões de pares.
(www.abicalcados.com.br/noticias_outubro-registra-maior-queda-do-ano-nasexportacoes-de-calcados.html)

Assinale a alternativa que expressa a relação entre os dois textos.
(A) Na atual fase da globalização, fatores como mão de obra especializada e a existência de centros de pesquisa tecnológica são os principais atrativos para a indústria.
(B) A baixa escolaridade da mão de obra é um dos fatores que afastam os investimentos estrangeiros no setor industrial no Brasil.
(C) Grandes exportações de matérias-primas, embora garantam a entrada de divisas, não incentivam o desenvolvimento interno da indústria, além de “exportar” empregos.
(D) A economia globalizada permitiu um maior equilíbrio no comércio entre os países, pois mercadorias industriais e matérias-primas têm o mesmo valor no mercado.
(E) O crescimento da economia nas últimas décadas transformou os países asiáticos em destino da exportação de vários países, interessados em explorar seus mercados
internos.

20 - Considere o texto.
Não se sabe se o bloco formado por estes países é uma associação coesa ou um grupo informal, mas é certo que este bloco aponta para uma mudança na estrutura de poder mundial que deverá ocorrer nas próximas décadas. Este bloco nem sempre agirá conjuntamente, nem sempre terá a mesma posição, assim como o G7 nem sempre adota a mesma posição, por
isso não há razão para achar que farão diferente. Mas estes países, que já foram chamados de mercados emergentes, em desenvolvimento ou Terceiro Mundo, serão líderes em termos
de crescimento mundial e consumo nos próximos 25, 30 anos.
(oglobo.globo.com Adaptado)

O texto refere-se ao grupo de países conhecidos como
(A) Tigres Asiáticos.
(B) BRICs.
(C) Novos Países Industriais.
(D) Socialistas de Mercado.
(E) NAFTA.

21 - São Carlos, município do interior de São Paulo, apresenta peculiaridades que o destacam no quadro nacional. Apresenta grande concentração de pesquisadores: 1 para cada 180 habitantes. Abriga cerca de 39 cursos de graduação, escolas técnicas e centros de pesquisa. Um grande número de empresas instaladas é considerado de alta tecnologia. Uma fundação
é responsável por incentivar a transferência de tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa para as empresas.
Com base nessas características, o município pode ser considerado
(A) um tecnopolo.
(B) uma cidade mundial.
(C) um centro metropolitano.
(D) uma conurbação.
(E) um enclave.

22 - Leia o texto a seguir para responder à questão. Se você precisar apenas de um serviço discreto, como armazenamento, ou então um parceiro LLP, a Penske oferece uma
ampla gama de recursos e a perícia necessária para atender às suas exigências. Nossa rede global consiste de uma frota dedicada de 12 000 veículos, 10 milhões de pés quadrados de
área de armazenagem e espaço para carregamentos cruzados e 300 centros de logística em toda a América do Norte, América do Sul e Europa.
(www.penskelogistics.com/portuguese)
O crescimento de empresas, como a do texto, reflete as características do capitalismo no final do século XX, com destaque para
(A) a retomada da industrialização em bases nacionais, por meio da adoção crescente de medidas protecionistas.
(B) a aceleração da circulação de capitais e mercadorias, por meio do processo de globalização da economia.
(C) a expansão do comércio e da circulação no ambiente virtual, com a redução das trocas físicas entre os países.
(D) a formação de blocos comerciais de economia autosuficiente, reduzindo a circulação de mercadorias às matérias-primas.
(E) o surgimento de empresas especializadas em “nichos” de consumo, como a Nike, com fábricas em vários países do globo.

8 questõe sobre geopolítica e regionalização mundial - vestibular


IFTO

1 - Há cem anos, na primeira década do século XX, a Europa era o centro do mundo. O Reino Unido ainda era a grande potência mundial e possuía a maior marinha de guerra do mundo. Outros três países europeus – França, Alemanha e Rússia – tinham os mais poderosos exércitos do globo. A disputa pela hegemonia mundial leva as grandes potencias às duas grandes Guerras Mundiais e a liderança internacional passa a ser disputada por duas potências: Estados Unidos e União Soviética. Com a crise do mundo socialista e com o advento de novos pólos ou centros econômicos mundiais, há uma nova mudança na ordenação econômica e geopolítica global.
O texto acima faz referência a:
a) Ordem internacional unipolar, onde as grandes potências mundiais localizavam-se na Europa. Havia um equilíbrio entre elas. Isso porque nenhuma era forte o bastante para impor-se às demais.
b) Ordem geopolítica mundial, considerando essa situação, sempre provisória, de equilíbrio de poder em termos internacionais, no nível das relaçõeseconômicas, diplomáticas e militares – entre os
Estados nacionais.
c) Bipolaridade ou ordem bipolar, portanto, significou um mundo dominado por duas potências mundiais – ou superpotências, termo utilizado para se referir ao enorme poderio militar representado pelas armas nucleares.
d) Economias planificadas – que constituíam o principal alicerce do socialismo – e que se esgotaram ou ingressaram em uma profunda crise nos anos 1980.
e) Nova ordem mundial multipolar. Nela, os Estados Unidos exercem um papel de destaque, mas outras regiões mundiais desempenham papel importante, como a União Européia, o Japão, a China, entre outros.

2 - A nova ordem mundial é multipolar, em substituição à bipolar, quando os Estados Unidos e a União Soviética dividiam o comando do mundo. De acordo com os conhecimentos sobre a nova ordem, assinale a afirmativa correta.
a) O Nafta é um bloco econômico que reúne países do continente norte-americano e substituiu a OEA.
b) As organizações financeiras internacionais, como o FMI, o Bird e o Gatt, perderam importância na nova conjuntura multipolar.
c) O Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, eliminou as barreiras alfandegárias entres os países-membros e criou uma moeda única, que entrará em vigor a partir de 2010.
d) Os blocos de maior poderio econômico, tecnológico e político-diplomático são o
americano, o europeu e o asiático.
e) Os dois maiores blocos, em número de países, são o Nafta e Mercosul.

UEPB

3 - O regime cubano que, por três décadas, teve a sustentação na ex-União Soviética sofreu profunda crise no início da década de 1990 com a derrocada do socialismo e a manutenção do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Para sobreviver à crise econômica o governo de Fidel Castro utilizou-se das potencialidades naturais do país e decidiu
a) promover a abertura política e a liberdade de imprensa, além de se retirar da cena política, passando a presidência do país para seu irmão Raúl Castro.
b) incentivar o turismo, além de facilitar a entrada dos recursos enviados pelos cubanos que se encontram no exterior.
c) permitir aos Estados Unidos a instalação de uma base militar (Guatánamo), em local estratégico de seu território, em troca do fim do embargo econômico.
d) estreitar relações comerciais e de cooperação com o governo da Venezuela, de onde recebe petróleo em troca dos serviços de educação e saúde.
e) diversificar sua produção agrícola, que tradicionalmente era de cana-de-açúcar e tabaco, e investir nos setores de saúde e educação.

4 - Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:
I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética.
II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países.
III. Países como a Coréia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União
Soviética.
IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.
Estão corretas APENAS as proposições:
a) II e IV
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I e III
e) I, II e IV

5 - A posição do governo venezuelano em ralação à política de Bush, sua aproximação com Cuba e a vitória de Evo Morales na Bolívia apontam
a) uma nova geopolítica para os hidrocarbonetos no mercado sulamericano, liderada pela Venezuela e pela Bolívia, maiores produtores desses recursos.
b) uma tendência latino-americana de retorno a políticas mais nacionalistas e críticas ao modelo neoliberal.
c) o avanço dos regimes socialistas na América Latina devido à aproximação de tais governos com o presidente cubano.
d) uma rápida consolidação da ALCA, como forma de deter a “onda esquerdista” que toma conta da América do Sul.
e) um retrocesso político e social na América Latina, com a ascensão de governos antiquados e reacionários, contrários aos avanços da globalização.

UFTM

6 - Considere o texto a seguir para responder à questão. Um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sugere que mais de 99% das mortes durante o parto ocorrem em países em desenvolvimento. Segundo o documento, “Progresso para as Crianças: Um Relatório sobre a Mortalidade Materna”, as grávidas ou em situação de parto, da ____ I___ e do ____ II___, são as que mais riscos enfrentam, de acordo com o Unicef.
(www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/7296.html)
Com base nos conhecimentos sobre as áreas de pobreza do mundo, pode-se concluir que I e II são, respectivamente,
(A) América Andina … Caribe
(B) África Subsaariana … sul da Ásia
(C) Amazônia brasileira … sul da China
(D) África mediterrânea … norte da Índia
(E) América Central … Oriente Médio

7- Considere o esquema apresentado para responder à questão.

Assinale a alternativa que interpreta corretamente o esquema.
(A) A presença do Estado, dando subsídios, representou a diferença entre países industrializados (I) e agrícolas (II)
no século XIX, já que a existência de capitais e tecnologia
é secundária para a atividade industrial, que depende da existência de mão-de-obra barata e incentivos fiscais.
(B) A exportação de produtos agrícolas subsidiada dos países ricos(I) para os subdesenvolvidos (II) acaba desestimulando a produção interna nestes países (II) e mantém o
quadro de dependência da importação de alimentos.
(C) Em razão da tecnologia avançada, os países ricos (I) acabam produzindo mais do que consomem internamente, porém essa produção excedente é voltada para o auxílio
internacional aos países pobres (II), como forma de minimizar os efeitos de catástrofes naturais.
(D) A falta de indústrias nos países subdesenvolvidos (II) desestimula a modernização da produção agrícola, implicando na necessidade de importação de alimentos dos países desenvolvidos (I), que não têm condições de abastecimento doméstico e mundial ao mesmo tempo.
(E) Os países mais pobres (II), que dependem da importação de alimentos para abastecer seus mercados internos, defendem o aumento das taxas de importação como forma de proteger sua produção doméstica da concorrência com os países ricos (I), que praticam a agricultura moderna.

8 - Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, George                              W. Bush, deu declarações de que o aumento nos preços dos alimentos no mundo devia-se ao crescimento da renda e, conseqüentemente, da demanda em países como a Índia, onde se estima uma classe média com 350 milhões de pessoas. Analisando o raciocínio proposto pelo presidente dos Estados Unidos, pode-se afirmar que está
(A) incorreto, já que o crescimento econômico dos países emergentes vem atingindo somente a indústria de bens duráveis, como os automóveis, sem relação com o mercado de alimentos.
(B) inspirado na teoria neoliberal, que prega a necessidade de poupança nos países emergentes para evitar as importações e a conseqüente redução dos ganhos na balança
comercial.
(C) correto, pois, como já foi observado nos países desenvolvidos, o crescimento do consumo expande-se muito mais rapidamente com o crescimento da renda do que com o da população.
(D) incorreto, pois países subdesenvolvidos como a Índia não possuem a chamada “classe média”, pois apresentam sociedades de caráter dualista, ou seja, divididas em ricos
e pobres.
(E) de acordo com as teorias de Malthus, para quem o crescimento do número de pobres, em escala geométrica, sempre superaria a produção de alimentos, independentemente
da tecnologia no campo.

13 questões sobre recursos minerais e geologia - vestibular


IFG

1 - O carvão mineral é um produto resultante da transformação de uma vegetação primitiva que foi sepultada nas camadas da Terra em períodos geológicos antigos. Quanto mais antigo o carvão mineral, maior é o seu teor calorífico. Assinale a alternativa que menciona a modalidade de carvão mineral que possui maior poder calorífico.
a) hulha
b) linhito
c) xisto betuminoso
d) antracito
e) turfa

2 - Modernas teorias, como a das placas tectônicas, procuram explicar fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, como terremoto, vulcanismo e formação de cadeias montanhosas. De acordo com essa teoria, todas as alternativas estão corretas,
exceto uma. Assinale-a.
a) Parte da crosta oceânica é arrastada para baixo da crosta continental e absorvida pelo manto, ao longo do litoral ocidental da América do Sul, havendo convergência de placas tectônicas.
b) O afastamento de duas placas em sentido contrário provoca a expansão dos fundos oceânicos e a formação de cadeias montanhosas submarinas.
c) A posição de parte do território brasileiro sobre as bordas da placa sul-americana é responsável pelos tremores de terra que ocorrem no Rio Grande do Norte.
d) Os limites das placas tectônicas são áreas de grande instabilidade, onde ocorrem tremores de terra e fenômenos relacionados com o vulcanismo.
e) A litosfera, ou parte sólida da Terra, apresenta-se fragmentada em uma série de placas que se movem em vários sentidos.

IFMT

3 - “China quer comprar direitos minerários – estrangeiros já têm 1/3 dos projetos no país. O Brasil cresce aos olhos
do mundo no setor mineral. Dos US$ 62 bilhões que serão destinados ao setor até 2014, 33% – ou US$ 21 bilhões – terão como origem capital estrangeiro. [...] O Brasil tem uma localização estratégica, perto dos Estados Unidos e da Europa, e é um mercado conhecido da China, grande importadora.”
(APETITE CHINÊS. Folha Press. Cuiabá: Folha do Estado, p. 20, 20 ago. 2010.)
O interesse da China citado no texto acima é no minério de ferro do Brasil, mas o nosso país tem uma história econômica antiga ligada à exploração de minérios: ouro no período Colonial, Serra Pelada no século XX, e ferro, bauxita, cassiterita e até mesmo ouro são destaques em pleno século XXI.
Analise as afirmações abaixo e identifique a que corresponde ao grupo de alternativas verdadeiras:
I. Entre as atividades econômicas do período Colonial brasileiro está a mineração, que criou um ciclo econômico e proporcionou um avanço da ocupação sobre o interior do país à procura de novas jazidas, dando origem a cidades como Cuiabá.
II. O ouro de Serra Pelada, considerada o maior garimpo a céu aberto no mundo, está numa província mineralógica localizada na região norte do Brasil, no Pará.
III. No sul do Brasil localiza-se o “cinturão carbonífero”, com mineração do carvão mineral no município de
Criciúma-SC, Butiá-RS, Charqueada-RS, e na bacia do Paraná-PR.
IV. O Triângulo Mineiro é uma região mineral importante no Brasil e que abastece o mercado externo com
exportações pelo porto de Tubarão, no Espírito Santo, através do vale do rio Doce.
V. Na área do projeto Grande Carajás, a produção de ferro-gusa trouxe vários problemas ambientais, pela queima da floresta que forneceu o carvão vegetal utilizado na ausência do carvão mineral indisponível na região.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Nenhuma alternativa está correta.
c) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas.

IFPE

4 - “Sidney (Austrália), 2 out (EFE) – O número de mortos pelo tsunami que arrasou as costas das Ilhas Samoa e Tonga chega a quase duzentos, enquanto centenas ainda seguem desaparecidos” (site gl.globo.com) Os tsunamis são conseqüência dos agentes internos do relevo, mais precisamente dos abalos sísmicos (terremoto, maremoto). Analise as afirmativas abaixo, relacionadas a essa temática.
I. Os efeitos dos terremotos podem ser de caráter social, econômico e geológico.
II. O epicentro é o local de origem de um abalo sísmico.
III. As causas de terremotos são: desmoronamentos internos, vulcanismo e tectonismo.
IV. Entende-se que o índice 5 na escala Richter libera 5 vezes mais energia que o 1.
V. A escala Richter mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) I, III e V
e) II, IV e V

IFCE
5 - Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que
A) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
B) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
C) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
D) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
E) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

6 - Tsunami é uma palavra japonesa que significa “onda da Costa”. O termo é usado, atualmente, para se referir a uma série de ondas que percorrem o oceano em alta velocidade, causando um impacto que libera uma energia devastadora.
Geografia – A construção do mundo Geografia Geral e do Brasil, Magnoli, D. e Araujo, R. (2005)
Sobre este fenômeno natural, é correto afirmar-se que
I. Os Tsunamis são provocados por um súbito deslocamento da coluna de água oceânica,
geralmente associada a um abalo sísmico.
II. Nas proximidades da costa, ocorre uma forte redução da velocidade das ondas e sua altura
cresce drasticamente, causando um impacto que libera uma energia de grande intensidade.
III. Os Tsunamis mantêm relações diretas com as marés e com as condições de tempo atmosférico.
É(são) correta(s):
A) apenas I e II.
B) I, II e III.
C) apenas II e III.
 D) apenas II.
E) apenas III.

UFVJM

7 - Leia com atenção.
“De nome complicado, o vulcão Eyjafjallajoekull, um dos maiores na Islândia, voltou a ficar ativo desde o dia 14 de abril. As lavas que descem pela montanha derretem o gelo e causam inundações nas imediações do vulcão. Fora isso, a densa coluna de fumaça cobriu o céu e obrigou vários países da europa a fechar o espaço aéreo. Segundo especialistas, as pequenas partículas de rocha e areia podem afetar as turbinas, além de diminuir a visibilidade dos voos. O Eyjafjallajoekull estava inativo há quase 200 anos.”
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/tag/vulcao-eyjafjallajokull/ Acesso em: 05/07/2010.
Pode-se afirmar que as erupções vulcânicas ocorrem frequentemente relacionadas aos fenômenos:

A) aquecimento global, convergência e divergência de placas tectônicas.

B) convergência e divergência tectônica, plumas mantélicas

C) divergência e transcorrência de placas tectônicas, plumas mantélicas.

D) aquecimento global e plumas mantélicas.


8 - Com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, tem-se observado, nos últimos anos, uma crescente demanda de diversos tipos de minérios. Grandes empresas têm investido na exploração mineral de ferro, ouro, alumínio, nióbio, fosfato e petróleo.
ASSINALE a alternativa que NÃO indica região onde ocorrem grandes jazidas minerais do país.

A) Paraopeba (MG)

B) Quadrilátero Ferrífero (MG)

C) Carajás e Parauapebas (PA)

D) Macaé – Bacia de Campos (RJ)

9 - A Petrobrás, empresa brasileira responsável pela exploração de petróleo no
Brasil, criada durante o governo de Getúlio Vargas em 1953, vem divulgando
esta propaganda nos diversos veículos de informação pelo Brasil:
“A Petrobrás é a primeira empresa do mundo a produzir petróleo no pré-sal.
Sabe quem ganha com isso? Você e o Brasil”.
Sobre o pré-sal, ASSINALE a alternativa correta.
A) Camada pré-sal é uma faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo situada a sete mil metros abaixo da superfície do mar.
B) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que se estende por todo litoral brasileiro, situada a setecentosmetros da superfície do mar.
C) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que fica em regiões de nosso litoral que apresenta menor quantidade de sal na água.
D) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura situada nas embocaduras dos rios que deságuam no oceano Atlântico principalmente no delta do Rio Amazonas.

10 - As placas tectônicas são grandes blocos que flutuam sobre o magma e que contribuem na formação dos continentes através dos diferentes movimentos que elas realizam.

Fonte: IBGE – Adaptado
As setas, ilustradas nessa figura, indicam um desses movimentos, que são denominados como:

A)      movimentos divergentes.
B)     Movimentos de separação
C)    Movimentos de erosão
D)    Movimentos convergentes

11 - Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, detectaram que as placas tectônicas que formam a África e a Arábia encontram-se em movimento. Imagens de satélite detectaram o aparecimento de uma fratura recente na crosta terrestre, no deserto de Afar (perto do Mar Vermelho). Por monitoramento, observaram que, em apenas três semanas, a fenda atingiu 8 metros de profundidade ao longo dos 60 quilômetros de extensão, tendo preenchimento de magma.
ASSINALE a alternativa que apresenta o nome desse processo.
A)      Colisão entre placas tectônicas.
B)      Zona de Subducção entre placas tectônicas
C)      Divergência de placas tectônicas
D)    Transcorrência entre placas tectônicas.

UFTM
12 - Leia as afirmações:
I. São estruturas tectônicas, que se destacam pela sua enorme expressão topográfica, como os grabens do vale do Paraíba do Sul (SP) e do Recôncavo Baiano.
II. Um dos mais famosos é o graben do rio Reno, na Alemanha, e no leste da África ocorre um dos mais importantes sistemas de rifts, onde se localizam uma extensa região lacustre e o vale do rio Nilo.
As afirmações referem-se
(A) aos dobramentos cenozoicos.
(B) aos escudos cristalinos pré-cambrianos.
(C) à orogênese proterozoica.
(D) aos falhamentos tectônicos.
(E) ao vulcanismo e aos terremotos.

13 - Considere o mapa e as afirmações a seguir para responder à questão.
Analisando as informações apresentadas, pode-se afirmar que
(A) a região Sul do Brasil é a menos afetada por sismos, em razão de sua formação geológica originada de dobramentos recentes.
(B) os sismos de maior magnitude no Brasil ocorrem na Plataforma Continental, associados à grande atividade vulcânica.
(C) o grande número de sismos na proximidade do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro devem-se à existência de placas com movimentos convergentes.
(D) terrenos de planície, na Amazônia e no Pantanal, apresentam maior número de sismos, em razão de o relevo ser ainda pouco consolidado.
(E) a sismicidade no Acre está relacionada à proximidadeda Cordilheira dos Andes, onde ocorre maior número de sismos de maior magnitude